Iniciativa decorre a 9 e 10 de fevereiro, em Coimbra
Lisboa, 06 fev 2018 (Ecclesia) – A Conferência Nacional Alpha está a organizar o encontro ‘E+Enovar18’ dedicado à “liderança” no contexto eclesial, nos dias 9 e 10 de fevereiro, no Conservatório de Música de Coimbra.
Em declarações à Agência ECCLESIA, o coordenador do Alpha Portugal afirmou que “nada acontece sem um líder” e que “é muito importante ter uma visão”.
“Quando alguém lidera ou está à frente de qualquer grupo humano tem de ter visão daquilo que quer, para onde quer levar o grupo, as pessoas, e depois naturalmente ter um projeto”, realçou o padre Jorge Silva Santos.
O sacerdote considera que a muitas comunidades falta visão e paixão, “em primeiro lugar ao pastor” que “partilha essa visão com outros, galvaniza-os”, e eles percebem que há um apelo que pode mudar.
“Acreditam no líder e deixam-se conduzir sendo também participantes da transformação”, observou o coordenador do Alpha Portugal.
Neste contexto, o padre Jorge Silva Santos sublinha que sozinho o líder “não consegue fazer nada”, mas também “precisa saber galvanizar” a partir da sua visão o que outros que vão transformar.
Já a coordenadora nacional do Alpha Jovens frisa que “é fundamental” a liderança por parte do sacerdote, mas considera que, cada vez mais, os leigos e os jovens leigos “necessitam” ter a vontade de “conseguir acompanhar e ter um papel ativo na liderança da Igreja”.
“É isso que tentamos fazer em Alpha, os pastores são cada vez menos e cada vez mais esse tem que ser o nosso papel”, desenvolve Ana Queirós.
A coordenadora nacional do Alpha Jovens assinala que o mote do evento parte da liderança “focada nesta geração jovem”.
“Define bem o que vamos retratar, liderança para esta geração que aí vem, que é a minha e a que vem a seguir a mim, que tem muita dificuldade em ter foco no futuro, em ser líder nas pequenas coisas não só na Igreja mas também em casa, na escola”, desenvolveu Ana Queirós.
Entre os oradores está o presidente da ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores, João Pedro Tavares, o sacerdote canadiano James Mallon, o pastor Evangélico Alfonso Cherene e o padre espanhol José Maria de Lamadrid.
O ‘E+Enovar18’ começa às 09h30 de 9 de fevereiro e termina no dia seguinte após o serão de louvor que começa às 21h30; o programa é idêntico nos dois dias com três sessões, duas de manhã e uma de tarde, diversos workshops ao início da tarde, e uma intervenção à noite antes do louvor.
O percurso Alpha nasceu na Igreja Anglicana, em Inglaterra, numa comunidade envelhecida cujo pastor ia fechar as portas da igreja e “fez um repto, um mês para levarem filhos, netos” para tertúlias com jantar e de cinco encontros iniciais o numero de sessões.
O padre Jorge Silva Santos explica que o objetivo é ser “primeiro anúncio”, mas ao longo do tempo foram vendo que “não se trata de fazer alphas mas de mudar o estado da Igreja em Portugal”.
“Alpha são 10 encontros em que convidamos as pessoas a fazer um caminho de conhecimento de Cristo, não só intelectual mas vivencial para levar ao encontro pessoal com Jesus que transforma a vida”, desenvolveu o coordenador do Alpha Portugal sobre a proposta que chega também aos adolescentes, universitários e casais com ‘Ela & Ele’.
PR/CB/OC