186ª assembleia plenária tem em agenda questões ligadas aos Centros Sociais Paroquiais e Sínodo sobre a Família
Lisboa, 12 abr 2015 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai reunir-se em Fátima, a partir de segunda-feira, na sua 186ª assembleia plenária, para debater, entre outros assuntos, a situação atual dos Centros Sociais Paroquiais.
A informação foi avançada em comunicado enviado à Agência ECCLESIA pelo Secretariado Geral da CEP.
Os bispos vão discutir a situação dos Centros Sociais Paroquiais e propor um modelo para os respetivos estatutos, além de apresentarem um “compromisso-modelo para as Irmandades da Misericórdia”.
A reunião do órgão máximo do episcopado católico inicia-se na segunda-feira pelas 16h00, com o discurso de D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa e presidente da CEP, momento aberto aos jornalistas.
Depois do encerramento da assembleia, na quinta-feira, está marcada uma conferência de imprensa, às 14h30, na qual será apresentado o comunicado final.
Os trabalhos incluem uma reflexão relativa ao Sínodo dos Bispos sobre a família que teve uma primeira assembleia extraordinária em 2014 e vai ter uma assembleia geral ordinária em outubro deste ano.
A CEP deve aprovar uma nota pastoral sobre a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima às dioceses, em 2015-2016, preparando o centenário das aparições na Cova da Iria.
Outro dos assuntos em discussão é o programa das próximas jornadas pastorais do episcopado (15-17 de junho de 2015).
OC