Igreja: Conferência Episcopal Portuguesa saúda «com profunda alegria» novos bispos auxiliares de Lisboa

«A realidade dos jovens terá certamente uma atenção particular, no contexto da Igreja em Portugal», destaca nota da CEP

Lisboa, 14 jun 2024 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) saudou hoje “com profunda alegria” as nomeações dos dois novos bispos auxiliares de Lisboa, D. Nuno Isidro e D. Alexandre Palma, membros do clero do Patriarcado, pelo Papa Francisco.

“A Conferência Episcopal Portuguesa salienta a relevância destas nomeações no seguimento da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. A realidade dos jovens terá certamente uma atenção particular, não apenas no Patriarcado de Lisboa, mas também no contexto da Igreja em Portugal”, lê-se na nota da CEP, enviada à Agência ECCLESIA.

O Papa nomeou hoje, como bispos auxiliares de Lisboa, D. Nuno Isidro e D. Alexandre Palma, membros do clero do Patriarcado, informou a Nunciatura Apostólica em nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na sua nota, a Conferência Episcopal Portuguesa “saúda com profunda alegria” estas nomeações de serviço episcopal “ao povo de Deus” que vive em Lisboa.

D. Nuno Isidro Nunes Cordeiro, de 59 anos, nomeado com o título de Sebarga,, é vigário-geral do Patriarcado de Lisboa, desde 2011, e diretor espiritual do Seminário dos Olivais desde 2017, além de membro nato do Conselho Presbiteral.

D. Alexandre Coutinho Lopes de Brito Palma, de 45 anos, tinha sido nomeado a 31 de maio como presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, esta sexta-feira foi bispo auxiliar do Patriarcado, com o título de Tepelta.

A ordenação episcopal de D. Nuno Isidro e D. Alexandre Palma vai ter lugar no dia 21 de julho, às 16h00, na Igreja de Santa Maria de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

Os responsáveis passam a integrar a equipa episcopal de Lisboa, com o patriarca D. Rui Valério e D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar.

Lisboa, onde a presença da Igreja remonta aos primeiros séculos do Cristianismo, foi elevada a metrópole eclesiástica, em 1393; em 1716 o Papa Clemente XI elevou a capela real a basílica patriarcal, ficando a antiga diocese dividida em duas até 1740, ano em que foi reunificada.

CB/OC

 

Lisboa: Papa nomeia D. Nuno Isidro e D. Alexandre Palma como bispos auxiliares

Lisboa: D. Alexandre Palma, o mais jovem dos bispos portugueses, apela a «testemunho alegre e descomplexado» da fé (c/vídeo)

Lisboa: D. Nuno Isidro assume nomeação episcopal como «dom para o serviço» (c/vídeo)

 

Partilhar:
Scroll to Top