«A realidade dos jovens terá certamente uma atenção particular, no contexto da Igreja em Portugal», destaca nota da CEP
Lisboa, 14 jun 2024 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) saudou hoje “com profunda alegria” as nomeações dos dois novos bispos auxiliares de Lisboa, D. Nuno Isidro e D. Alexandre Palma, membros do clero do Patriarcado, pelo Papa Francisco.
“A Conferência Episcopal Portuguesa salienta a relevância destas nomeações no seguimento da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. A realidade dos jovens terá certamente uma atenção particular, não apenas no Patriarcado de Lisboa, mas também no contexto da Igreja em Portugal”, lê-se na nota da CEP, enviada à Agência ECCLESIA.
O Papa nomeou hoje, como bispos auxiliares de Lisboa, D. Nuno Isidro e D. Alexandre Palma, membros do clero do Patriarcado, informou a Nunciatura Apostólica em nota enviada à Agência ECCLESIA.
Na sua nota, a Conferência Episcopal Portuguesa “saúda com profunda alegria” estas nomeações de serviço episcopal “ao povo de Deus” que vive em Lisboa.
D. Nuno Isidro Nunes Cordeiro, de 59 anos, nomeado com o título de Sebarga,, é vigário-geral do Patriarcado de Lisboa, desde 2011, e diretor espiritual do Seminário dos Olivais desde 2017, além de membro nato do Conselho Presbiteral.
D. Alexandre Coutinho Lopes de Brito Palma, de 45 anos, tinha sido nomeado a 31 de maio como presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, esta sexta-feira foi bispo auxiliar do Patriarcado, com o título de Tepelta.
A ordenação episcopal de D. Nuno Isidro e D. Alexandre Palma vai ter lugar no dia 21 de julho, às 16h00, na Igreja de Santa Maria de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.
Os responsáveis passam a integrar a equipa episcopal de Lisboa, com o patriarca D. Rui Valério e D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar.
Lisboa, onde a presença da Igreja remonta aos primeiros séculos do Cristianismo, foi elevada a metrópole eclesiástica, em 1393; em 1716 o Papa Clemente XI elevou a capela real a basílica patriarcal, ficando a antiga diocese dividida em duas até 1740, ano em que foi reunificada.
CB/OC
Lisboa: Papa nomeia D. Nuno Isidro e D. Alexandre Palma como bispos auxiliares
Lisboa: D. Nuno Isidro assume nomeação episcopal como «dom para o serviço» (c/vídeo)