Porta-voz dos bispos católicos deixa mensagem de solidariedade ao povo francês
Lisboa, 15 abr 2019 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) manifestou “profunda tristeza” pelo incêndio que atingiu hoje a Catedral de Notre-Dame, em Paris, provocando elevados danos no monumento.
Em nota enviada à Agência ECCLESIA, o porta-voz da CEP exprime “toda a solidariedade para com a Arquidiocese e a cidade de Paris, os católicos e os cidadãos franceses”.
“Estamos em sintonia com as sentidas expressões de consternação vindas de todas as partes do mundo”, refere o padre Manuel Barbosa.
O secretário da CEP recorda as mensagens deixadas pela Santa Sé e pelo presidente do episcopado português, D. Manuel Clemente, o qual manifestou proximidade para com a cidade de Paris, a diocese e o seu arcebispo, por ocasião do incêndio em Notre-Dame.
Grande é a tristeza com o incêndio na Catedral de Notre-Dame, coração religioso e artístico de Paris e referência maior para todos nós. Estamos próximos da cidade, da diocese e do seu Arcebispo, certos da ressurreição que tudo tem em Cristo!
— D. Manuel Clemente (@patriarcalisboa) April 15, 2019
“Por intercessão de Nossa Senhora tão invocada nesta Catedral, esperamos com plena confiança que das cinzas renasça novamente a vida celebrada em Deus nesta Casa, onde Ele continuará a habitar como Cristo ressuscitado”, conclui o porta-voz da CEP.
O presidente francês, Emmanuel Mácron, afirmou esta noite que a catedral de Notre-Dame, devastada por um incêndio, será reconstruída, e disse que “o pior foi evitado”.
OC
Nesta Segunda-feira da Semana Santa em que comungamos a dor da Igreja de Paris, ao sofrermos com as tristes imagens da sua Catedral em chamas, Igreja Mãe daquela Arquidiocese e Património da Humanidade, convido toda a comunidade eborense a rezarmos por aquela Igreja irmã.
— D. Francisco Senra Coelho (@SenraFrancisco) April 15, 2019