Igreja: Conferência Episcopal Portuguesa assinala 175 anos do Apostolado de Oração

Nota Pastoral anuncia celebrações ao longo de 2019

Fátima, 15 nov 2018 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) publicou hoje a Nota Pastoral ‘Do coração de Cristo para o coração do mundo’, assinalando os 175 anos do Apostolado da Oração.

O aniversário vai ser assinalado até outubro de 2019, sublinhando “o sentido de interioridade na união entre oração e vida, a renovação da consciência missionária e apostólica dos leigos e a colaboração e diálogo entre instituições de diferentes confissões cristãs, religiões e mesmo com os não crentes”, destaca a CEP, em comunicado.

O ano de celebrações termina com um colóquio sobre o Coração de Jesus, no dia 19 de outubro de 2019, inserindo-se na peregrinação nacional que vai realizar-se em Fátima no dia 20 de outubro de 2019, Dia Mundial das Missões, para celebrar o encerramento do Ano Missionário.

Passados 175 anos da sua fundação, o Papa Francisco aprovou os novos Estatutos do Apostolado da Oração, dos Jesuítas, constituindo-o como Obra Pontifícia, chamada hoje Rede Mundial de Oração do Papa.

A CEP elogia este serviço como “exemplo de adaptação de propostas e linguagens à cultura atual”, tornando-a mais acessível às novas gerações através dos projetos digitais “Passo-a-Rezar”, “Click To Pray” e “O Vídeo do Papa”, estes últimos promovidos pela Rede Mundial de Oração do Papa a nível internacional.

“O sentido da interioridade, num mundo marcado pelo excesso de informação e de estímulos, deverá ser recuperado através de novas formas de cultivo da oração e da intimidade com Cristo”, pode ler-se.

Os bispos fazem votos de que este apostolado “continue a ser, na Igreja em Portugal, um espaço de encontro com o Senhor, a Igreja e o mundo”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR