Nota assinala «situação de maior fragilidade» de Francisco
Lisboa, 19 fev 2025 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) convidou hoje os católicos do país a rezar pelo Papa, evocando a “situação de maior fragilidade da saúde” que Francisco está a viver.
“Em comunhão com o sofrimento do sucessor de Pedro, convidamos os fiéis à intensificação da oração particular e comunitária, pedindo pela sua saúde e para que a fortaleza de Deus o assista neste momento”, indica o comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
Os bispos dizem acompanhar a situação “com esperança e confiança em Deus”, lembrando também “os profissionais de saúde que cuidam do Santo Padre e empregam todo o conhecimento científico no seu conforto e recuperação”.
Como sugestão, a CEP partilha uma prece para a oração pessoal e comunitária: “Pelo Papa Francisco, sucessor de Pedro, para que o mistério da cruz o fortaleça, o alivie, o reanime e lhe dê esperança”.
O Vaticano informou esta manhã que o Papa passou uma noite “tranquila”, acordou e tomou o pequeno-almoço no quarto onde se encontra internado desde sexta-feira, no Hospital Gemelli, de Roma.
A Sala de Imprensa da Santa Sé acrescentou que Francisco se levantou da cama, para se sentar numa poltrona, e que, a nível cardíaco, o pontífice se encontra “bem”.
A informação surge depois de, esta terça-feira, o Papa ter sido diagnosticado com uma pneumonia bilateral, que exige novos tratamentos.
Francisco, internado há seis dias, com problemas respiratórios, vai estar ausente nas celebrações dos Jubileu dos Diáconos, entre sábado e domingo.
OC