Igreja: Comunidade surda peregrinou ao Santuário de Fátima

Um momento de reconciliação comunitária foi oferecida aos 250 participantes

Foto Santuário de Fátima, Participantes na peregrinação da Comunidade Surda ao Santuário de Fátima

Fátima: 17 set 2018 (Ecclesia) – O diretor do Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima, padre José Nuno Silva, afirmou que os surdos “sentem-se reconhecidos e reconhecem-se” em Fátima e valorizou a peregrinação da comunidade surda ao Santuário, que decorreu este domingo.

De acordo com o Gabinete de Comunicação do Santuário de Fátima (GCSF), participaram na peregrinação da comunidade surda 250 pessoas, que tiveram pela primeira vez um momento de Reconciliação Comunitária.

“Esta peregrinação é importante para esta comunidade e a prova são os muitos que vieram”, disse o padre José Nuno Silva, recordando que a Missa dominical das 15h00, no Santuário, tem interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP) desde 2013

Para o diretor do Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima “o fato do Santuário ir ao encontro das necessidades específicas de comunicação que a comunidade surda tem, gera uma resposta. Eles sentem-se reconhecidos e reconhecem-se em Fátima”.

Depois da concentração na Cruz Alta, no recinto do Santuário, a Peregrinação da Comunidade Surda a Fátima incluiu um momento de acolhimento na Capela da Ressurreição de Jesus, a que se seguiu uma catequese dinamizada pela Congregação da Aliança de Santa Maria, mostrando que “a surdez não é impedimento para acolher a Mensagem de Fátima”, referiu a irmã Maria Benedita.

“Partimos do exemplo de São Francisco Marto, que não conseguia ouvir as palavras de Nossa Senhora, mas que nem por isso deixou de pôr em prática a Mensagem de Fátima e de se tornar num grande santo. Depois, lembrámos o testemunho da Confissão do Francisco e da Lúcia, narrados nas Memórias da Vidente, para mostrar as disposições corretas para viver o sacramento da Reconciliação”, acrescentou a religiosa em declarações citadas pelo GCSF.

Às 15h00, o grupo participou na Missa na Basílica da Santíssima Trindade, celebração que habitualmente já é traduzida em LGP, presidida pelo padre José Nuno Silva.

No fim da celebração, o diretor do Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima propôs que a peregrinação do próximo ano seja realizada em dois dias para “aprofundar a Mensagem de Fátima”.

PR

Partilhar:
Scroll to Top