Igreja: Comissão para a tutela dos menores quer reforçar combate aos abusos

Objetivo é responsabilizar a estrutura eclesial a «todos os níveis»

Cidade do Vaticano, 09 fev 2015 (Ecclesia) – A Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores, do Vaticano, quer reforçar o combate às situações de abuso, através de uma maior responsabilização de sacerdotes, religiosos e leigos.

De acordo com o serviço informativo da Santa Sé, os membros do organismo estiveram reunidos entre sexta-feira e domingo, tendo estabelecido “uma proposta inicial para submeter à consideração do Papa Francisco”.

Numa carta enviada a todos os líderes da Igreja Católica, Francisco sublinhou a importância das “famílias saberem que tudo está a ser feito para que os seus filhos estejam seguros”.

Para a comissão, “uma forma de assegurar a assunção de responsabilidades será aumentar o grau de sensibilização e de compreensão em todos os níveis da Igreja Católica, a respeito da gravidade e urgência em colocar em prática procedimentos corretos de salvaguarda”

Nesse sentido, a comissão vai promover junto dos responsáveis eclesiásticos ações de formação dedicadas à “proteção de menores” e está a trabalhar na avaliação das “normas eclesiais e civis que regem as acusações de abuso e a assunção de responsabilidades por parte de pessoas que ocupam lugares-chave dentro da Igreja”.

O objetivo passa por tornar a Igreja Católica um “lugar seguro” para as crianças, adolescentes e adultos mais vulneráveis.

“A atenção às vítimas e suas famílias, a educação, a divulgação de boas práticas e a formação para o sacerdócio e vida consagrada”, são outras prioridades que estão a ser atendidas.

A Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores está ainda a preparar “uma jornada de oração por todas as vítimas de abuso sexual”.

“Uma iniciativa que evidenciará a responsabilidade da Igreja em zelar pela cura espiritual dos que foram tocados por esta situação e em contribuir para a consciencialização da comunidade católica”, frisa o organismo da Santa Sé.   

A Comissão é atualmente presidida pelo cardeal Sean O'Malley, dos Estados Unidos e constituída por mais 16 elementos.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top