Igreja: Comissão do Apostolado Social dos Jesuítas organiza Laboratório Social

Lisboa, 28 mai 2022 (Ecclesia) – A Comissão do Apostolado Social dos Jesuítas organiza hoje no auditório da Ordem dos Contabilistas Certificados, em Lisboa, uma atividade formativa que tem como tema principal a “Responsabilidade Social”.

“Fazer do mundo uma casa para todos” é este o mote do «Mudanças | Laboratório Social», encontro que pretende debater e refletir sobre “o mundo que queremos construir, promovendo, para isso, uma escuta atenta de várias vozes e uma abordagem global e integrada do ser humano”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Mudanças | Laboratório Social», pretende despertar uma consciência “de responsabilidade social individual e coletiva, criar envolvimento e provocar a ação”.

Entre os oradores principais estão o dominicano Frei Bento Domingues, a presidente da Fundação Santander Portugal, Inês Oom de Sousa, e o músico e artista plástico Tomás Cunha Ferreira.

A abertura será feita pelo provincial dos Jesuítas, padre Miguel Almeida.

Nos painéis da tarde vão intervir Lídia Rego (Amadora Compassiva), Sónia Morais Santos (jornalista e blogger), João Nórton (jesuíta), Ghalia Taki Anis (JRS- Serviço Jesuíta aos Refugiados), Gonçalo Castro Fonseca (jesuíta) e Miguel Duarte (Jugend Rettet – ONG alemã).

Durante o encontro, será ainda apresentado um documentário e um livro sobre as organizações sociais ligadas aos jesuítas em Portugal.

Da Comissão do Apostolado Social fazem parte mais de 20 organizações sociais ligadas aos jesuítas, que desenvolvem um trabalho de intervenção social (com migrantes, refugiados, crianças, jovens e idosos, sem abrigo, reclusos, ou pessoas com carências sociais e económicas), assim como um trabalho de educação para o desenvolvimento, de cuidado da Casa Comum e de reflexão sobre problemas sociais.

No total, são 310 colaboradores, aos quais se juntam muitos voluntários, que colaboram com um universo de beneficiários que ronda os 60 mil.

O programa do encontro e as inscrições podem ser consultados em www.mudancas.org

LFS

Partilhar:
Scroll to Top