Lisboa, 13 out 2018 (Ecclesia) – A Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP), do setor regional de Lisboa saudou D. Daniel Henriques numa nota enviada hoje à Agência Ecclesia.
“Os religiosos e religiosas presentes no Patriarcado” enviaram as “melhores saudações”, ao recém nomeado bispo auxiliar de Lisboa e confirmaram a disponibilidade e oração.
“D. Daniel Henriques pode contar com a nossa oração e disponibilidade para continuar a servir a Igreja onde formos chamados. No dia de amanhã para iniciar as nossas atividades comuns em início do Ano Missionário, teremos isso presente na Eucaristia que iremos celebrar”, pode ler-se na nota assinada pelo coordenador da CIRP regional de Lisboa, padre Manuel Barbosa.
Natural de Ribamar, no Concelho de Mafra, Daniel Batalha Henriques nasceu em 1966, foi ordenado diácono em 1989 e padre no dia 1 de julho de 1990, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.
A colaboração na Equipa Sacerdotal do Seminário Patriarcal de São Paulo, em Almada, foi um dos primeiros trabalhos pedidos ao padre Daniel Batalha, que integrou também o Conselho presbiteral desde a década de 90, primeiro em representação dos padres novos, depois do setor dos seminários e vocações e atualmente do Cabido da Sé de Lisboa.
Em 1997 inicia funções como pároco na região de Loures, em 2005 foi nomeado para a paróquia de Algés e depois, em 2010, para a de Cruz Quebrada, até iniciar o trabalho em Torres Vedras, em 2016.
No Patriarcado de Lisboa, o padre Daniel Batalha foi também diretor espiritual do Seminário de Cristo Rei dos Olivais, responsável pelo Serviço de Animação Missionária e, desde abril de 2011, é membro do Cabido da Sé Metroplitana Patriarcal de Lisboa.
SN