Organismo católico atribui «Prémio Árvore da Vida»
Lisboa, 28 abr 2023 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC) vai atribuir o ‘Prémio Árvore da Vida’, no valor de dois mil euros, no festival de cinema ‘ IndieLisboa’, que se iniciou esta quinta-feira, assinalando o seu 20.º aniversário.
“O galardão é conferido desde 2010 naquele que é considerado o mais importante festival de cinema independente em Portugal, a um dos filmes selecionados pela organização para a secção Competição Nacional, tendo como critério os seus valores espirituais e humanistas, a par das qualidades cinematográficas”, refere uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA pelo SNPC.
Para o SNPC, o prémio pretende também ser uma forma de “olhar adiante na produção portuguesa, acompanhando o que de mais recente se faz e as abordagens que maior interesse despertam nas gerações do futuro”.
Este ano, o júri, constituído por Pedro Mexia, antigo subdiretor e diretor interino da Cinemateca Portuguesa, poeta, escritor, crítico, e Rui Martins, do SNPC, decidirá entre seis longas e dezanove curtas-metragens.
O programa do IndieLisboa, até 7 de maio, conta com o número recorde de 314 filmes (eram 79 na primeira edição), espalhados por múltiplas competições e secções, entre as quais “50 anos de liberdade”, evocação da revolução do 25 de Abril, em vários cinemas da cidade.
OC