Iniciativa arranca hoje em Faro
Faro, 10 nov 2016 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve, através dos sectores da Pastoral do Turismo e da Pastoral da Cultura, associou-se ao projeto ‘Video Lucem’, uma proposta de Cinema que arranca hoje e aborda temas relacionados com a espiritualidade numa igreja.
A iniciativa integra o programa ‘Algarve 365’ (promovido pelo Turismo de Portugal e o Ministério da Cultura), com organização do Cineclube de Faro e parceria da Direção Regional de Cultura do Algarve.
“Com início marcado para [hoje] na igreja do Carmo, em Faro, vinte e duas sessões de cinema acontecerão em igrejas do Algarve, entre os meses de novembro e maio [2017]”, assinala um comunicado enviado à Agência ECCLESIA pelo gabinete de informação da diocese algarvia.
‘Video Lucem’ – “vejo a luz”, em latim – pretende que os espetadores “possam perceber a relação existente entre Cinema e Religião, tendo precisamente a luz como elemento de convergência, enquanto símbolo da Revelação, do Sagrado e do Divino”, precisa a nota de imprensa.
O projeto vai trazer a sétima arte como “expressão artística” e os filmes como “obras de arte” para o interior de espaços religiosos.
Segundo a Diocese do Algarve, esta é a “concretização de uma vocação antiga da Igreja, ao permitir o estabelecimento de uma melhor compreensão das obras artísticas no espaço religioso”.
Os 22 filmes são apresentados como “obras de referência da História do Cinema, intemporais e essenciais por si só”, num ciclo que vai permitir conhecer 22 igrejas “com um valor patrimonial e histórico incomensurável, bem como de apreciar a ligação do espaço”.
O ciclo inclui duas sessões que serão cine-concertos, com filmes acompanhados por interpretações musicais (no caso do filme de abertura, na igreja do Carmo, Filipe Raposo interpretará várias peças no órgão desta igreja; e na sessão de encerramento, na igreja de Nossa Senhora das Ondas, em Tavira, a 12 de maio de 2017, o quarteto de cordas Atégina interpretará música barroca).
OC