Nos próximos dias vai ser colocada em órbita a mensagem do Papa Francisco
Cidade do Vaticano, 13 jun 2023 (Ecclesia) – O Dicastério para a Comunicação, do Vaticano, e a Agência Espacial Italiana lançaram a missão «Spei Satelles» (Satélite da Esperança) “com sucesso” da base americana em Vandenberg (Estados Unidos da América).
Nos próximos dias, o CubeSat vai ser colocado em órbita com a mensagem de esperança do Papa Francisco, contida no Nanobook «Por que sois tão medrosos, ainda não tendes fé?», lê-se no site VaticanNews.
A iniciativa é um ícone da mensagem do Papa Francisco de 27 de março de 2020 que, com a Statio Orbis na Praça de São Pedro, convidou o mundo à esperança.
A missão Spei Satelles é coordenada, por iniciativa do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé, pela Agência Espacial Italiana (ASI) em colaboração com o Politécnico de Turim, cujos pesquisadores e alunos do Departamento de Engenharia Mecânica e Aeroespacial criaram o CubeSat 3U.
O CubeSat com o Nanobook dentro, criado pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNR), será posicionado em órbita graças ao veículo de transferência orbital ION do italiano D-ORBIT que foi lançado com um foguete Falcon9.
O satélite e o Nanobook são objetos pequenos, mas “grandes em seu alcance”.
O nome e o logotipo da missão espacial já evocam “o desejo de ajudar a gerar esperança, colocando um sinal no céu para que haja mais fraternidade e partilha na terra, motores de toda a esperança possível”.
LFS
Igreja/Ciência: Vaticano leva ao espaço «mensagem de esperança» de Francisco