Secretário do Dicastério para os Leigos, Família e Vida (Santa Sé) deixa mensagem aos pais de Portugal e sublinha importância da figura de São José, como exemplo
Lisboa, 19 mar 2022 (Ecclesia) – O secretário do Dicastério para os Leigos, Família e Vida (Santa Sé), padre Alexandre Awi Mello, disse à Agência ECCLESIA que “celebrar o dia do Pai é agradecer a missão dos pais” e “estimular à inspiração na figura de São José”.
“Celebrar o dia do Pai é agradecer aos pais pelo esforço que fazem, pela sua missão de pais, com todas as dificuldades que têm e estimular os pais a inspirarem-se na figura de São José como um exemplo”, referiu o sacerdote brasileiro.
O colaborador do Papa destacou a “importância da figura do pai” e o papel que São José teve na vida de Jesus.
“Quando o Papa colocou em evidência São José foi para mostrar o modelo sendo pouco conhecida pela sociedade e própria Igreja teve um papel fundamental na vida de Jesus, comi pai, cuidador, esposo, foi o reflexo de Deus para Jesus saber o que era um pai”, explicou.
Segundo o entrevistado, “o facto de Jesus chamar a Deus de pai para toda a humanidade” é “porque teve boa experiência de pai” e “serve de inspiração para todos os pais”.
A família é constituída por pai, mãe e filhos, e a presença do pai não é menor, cada um tem a sua missão, cada um tem a missão de transmitir valores, e, no caso, do pai transmitir segurança, firmeza, São José também cumpriu essa missão na vida de Jesus”.
O secretário do Dicastério para os Leigos, Família e Vida (Santa Sé) convidou ainda os pais e famílias para a participação no Encontro Mundial das Famílias, de 22 a 26 de junho deste ano, que vai acontecer de forma “multicêntrica e difusa” devido ao tempo de pandemia.
“É importante que os pais possam aproveitar o momento para estar com a família, acompanhar o festival das famílias com o Papa, que possa ser momento de renovação para a vida familiar e podem já inscrever-se para receber mais informações”, indica.
OC/SN