Igreja/CELAM: Papa afirma que estruturas materiais «só têm sentido quando estão ao serviço»

Francisco pediu que bispos latino-americanos estejam atentos a «três idolatrias» que «ameaçam a marcha do Povo fiel de Deus»

 

Cidade do Vaticano, 13 jul 2022 (Ecclesia) – O Papa Francisco afirmou que as estruturas materiais “só têm sentido quando estão destinadas ao serviço”, sobretudo de quem vive “nas periferias mais extremas da vida”, numa mensagem à presidência do Conselho Episcopal da América Latina e Caribe (CELAM).

“Não esqueçamos que nossas estruturas materiais só têm sentido quando estão destinadas ao serviço, sobretudo, das nossas irmãs e irmãos que vivem nas periferias mais extremas da vida”, escreveu na mensagem enviada ao presidente da CELAM, D. Héctor Miguel Cabrejos Vidarte, arcebispo de Trujillo (Peru).

O Papa pediu para não se esquecerem de estar atentos às “três idolatrias” que sempre ameaçam a marcha do Povo fiel de Deus: “A mediocridade espiritual, o pragmatismo dos números e o funcionalismo que leva a ser mais entusiastas pelo plano de rota que pela rota”.

A nova sede do CELAM foi inaugurada em Bogotá, na Colômbia, esta terça-feira, para fortalecer a missão junto da Igreja na América Latina, durante uma assembleia extraordinária do organismo da Igreja católica, que foi fundado há mais de 65 anos pelo Papa Pio XII, e termina esta quinta-feira, dia 14.

Francisco agradeceu à presidência do Conselho Episcopal da América Latina e Caribe por ter sido informado sobre as suas novidades, neste caso, a inauguração da nova sede, que faz parte do novo processo de renovação e reestruturação, iniciado em 2019.

“Dar graças a Deus pela conclusão bem-sucedida desta obra material que pode ajudar para levar adiante projetos de evangelização e de formação pastoral em apoio às Conferências Episcopais”, foi o convite do Papa.

A sessão contou com a presença dos presidentes e secretários das 22 Conferências Episcopais do continente, representantes de várias organizações eclesiais e da Santa Sé; A Eucaristia de inauguração da nova sede foi concelebrada, entre outros, pelo prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, o cardeal Michael Czerny.

“Precisamos de uma conversão à experiência sinodal, que requer a disposição de todos para fortalecer a cultura do diálogo, da escuta mútua, do discernimento espiritual, do consenso e da comunhão, a fim de encontrar espaços e formas de tomada de decisões comuns, como narrado nos Atos dos Apóstolos”, desenvolveu o presidente da celebração D. Héctor Miguel Cabrejos Vidarte, divulga o portal informativo do Vaticano.

O administrador, o padre Adolfo Vera, partilhou a alegria de “colocar ao serviço das conferências episcopais da América Latina o edifício da nova sede”, que está “sob gestão desde as presidências anteriores”, informa o ‘Vatican News’.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top