Lisboa, 05 set 2013 (Ecclesia) – A Companhia regular dos Cavaleiros de Santa Maria criou a Província de São Nuno de Santa Maria por decisão do seu mestre e do seu Conselho com o objetivo de “englobar” irmãos espanhóis e brasileiros.
“O Mestre quis esbater as diferenças naturais que existem entre povos irmãos”, revela a Militia Sanctae Mariea (MSM) num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
Antes desta alteração, a denominação era Província de Portugal mas como passaram a “englobar os freires de Espanha e os cada vez mais numerosos brasileiros”, para além de portugueses, os responsáveis pela Companhia regular e militante dos Cavaleiros de Santa Maria considerou ser a alteração correta.
Com a nova nomenclatura, aprovada a 15 de agosto, o mestre da MSM designou São Nuno de Santa Maria patrono da província.
Conhecido também como Santo Condestável, Nuno de Santa Maria é “modelo de cidadão comprometido com o mundo e cristão sem medo, piedoso e servidor dos mais frágeis da sociedade”, tal como devem ser os freires da Companhia regular e militante dos Cavaleiros de Santa Maria assinala a MSM.
São Nuno de Santa Maria foi beatificado em 1918 pelo papa Bento XV e canonizado a 6 de abril de 2009 por Bento XVI.
CB/LS