“Já alguma vez quis saber em que é que os católicos acreditam?” São estas as primeiras palavras de um anúncio produzido para a Igreja Católica da Austrália, que irá ser exibido durante o tempo do Advento e do Natal, antes da projecção dos filmes Bee Movie (A História de uma Abelha) e Atonement. A publicidade – breve de 14 segundos e não intrusiva – encoraja os espectadores a ligar para um número de telefone ou a visitar um «site»; ambos os meios disponibilizam informações sobre o catolicismo e oferta de brochuras, já que “alguns aspectos da fé católica são um mistério”, de acordo com a segunda frase do anúncio. O clero australiano pretende deste modo convidar o público a reencontrar o sentido do Natal. O “Boxing Day” (26 de Dezembro, feriado na Austrália) é o dia de maior afluência anual aos cinemas, e nós estamos entusiasmados com este novo método destinado a anunciar a mensagem de Cristo e da Igreja a uma comunidade mais alargada”, afirma o Arcebispo John Bathersby, presidente da Comissão Episcopal para as Missões e Formação da Fé. “Talvez, na silenciosa escuridão de uma sala de cinema, as pessoas estejam mais disponíveis para perceber que a fé católica as pode ajudar a encontrar a paz que procuram”. Por outro lado, acrescentou o prelado, “o período do ano novo pode ser um tempo propício para que as pessoas avaliem o rumo que a sua vida está a tomar e procurem aquilo que lhes tem faltado”. Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (www.snpcultura.org)