Igreja: Carmelitas Descalços dinamizam atividades de espiritualidade em Centro em Avessadas

Religiosos têm também uma editora dedicada ao misticismo da ordem

Marco de Canaveses, 29 jul 2017 (Ecclesia) – A Província Portuguesa da Ordem dos Carmelitas Descalços vai promover uma jornada de oração e uma semana de espiritualidade em julho e agosto, no Centro Santa Teresa de Jesus, no Convento de Avessadas, em Marco de Canaveses.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, os Padres Carmelitas informam que a jornada de oração – ‘Atenção a Deus e aos irmãos – ‘O exemplo de Maria’ – começa já esta segunda-feira e termina uma semana depois, a 5 de agosto.

Já entre 21 e 26 de agosto, decorre a 34.ª Semana de Espiritualidade que tem como tema ‘A Palavra de Deus na espiritualidade’ e pretende aprofundar a Palavra de Deus “como fonte do caminho espiritual e descobrir as ‘mudanças’ interiores de quem se encontra com Cristo”.

No sítio online dos Carmelitas Descalços podem ser consultados os temas e as conferências das atividades 2017, promovidas no Centro de Espiritualidade Santa Teresa de Jesus.

Em declarações à Agência ECCLESIA, o padre Carmelita Alpoim Portugal explicou que o Centro de Espiritualidade Santa Teresa de Jesus tem “uma dinâmica própria” há cerca de 30 anos, quando se começaram a realizar “várias atividades” anuais com temáticas e intervenientes diferentes.

“A função principal desta casa, em primeiro lugar, prestar um serviço à Igreja em Portugal. Em 1984 foi inaugurada e julgávamos que faltava esta vertente”, observou.

O diretor do Centro de Espiritualidade destaca a riqueza que partilham dos fundadores da ordem religiosa como Santa Teresa de Ávila, Santa Teresa de Jesus, São João da Cruz e “outros mestres da espiritualidade” e doutores da Igreja como Santa Teresa do Menino Jesus, Edith Stein, ou Isabel da Trindade.

“São mestres nesta arte da descoberta do interior, da descoberta do espírito porque o homem e a mulher vivemos demasiado vazios, demasiado ocos”, explica o padre Alpoim Portugal.

O sacerdote sublinha que os mestres Carmelitas ajudam “a descobrir esta interioridade, esta habitação interior”, alguém que habita profundamente e que “dá sentido à vida”.

Uma espiritualidade que ajuda a “ultrapassar crises, dificuldades, problemas, obstáculos” que surgem na vida de cada pessoa.

O Centro de Espiritualidade no Convento Carmelita de Avessadas, no Marco de Canaveses, Diocese do Porto, destina-se a “ajudar” de modo especial os crentes, “mais especialmente ainda os cristãos”, mas recebem todos que os procuram.

Retiros, encontros, formação, dinâmicas de grupos – paroquiais, pastoral e juvenil, escuteiros, sacerdotes – são iniciativas promovidas e acolhidas em Avessadas.

O padre Alpoim Portugal, também diretor das Edições Carmelo, realçou que os projetos são “muitos” porque a “espiritualidade carmelitana é muito, muito rica”.

O sacerdote destaca a divulgação dos escritos da Irmã Lúcia de Jesus, cuja “bibliografia está na segunda edição”.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top