D. José Saraiva Martins trouxe saudação do Papa a participantes no Congresso Mariológico Mariano Internacional
Fátima, Santarém, 06 set 2016 (Ecclesia) – O cardeal português D. José Saraiva Martins afirmou hoje em Fátima que o Santuário e a mensagem das aparições na Cova da Iria devem ser visto como “cátedra do mundo”, apontando caminhos para os problemas da humanidade.
O responsável falava na sessão de abertura do Congresso Mariológico Mariano Internacional 2016, com o tema 'Acontecimento Fátima cem anos depois. História, mensagem e atualidade', que decorre no santuário nacional entre hoje e 11 de setembro.
D. José Saraiva Martins, enviado especial do Papa, apresentou aos participantes a saudação de Francisco, que sublinhou a popularidade da Mensagem de Fátima, uma “síntese do Evangelho” que aponta o caminho para resolver os “problemas morais” da humanidade.
O antigo prefeito da Congregação para as Causas dos Santos (Santa Sé) fez eco da mensagem que o Papa escreveu para este congresso, divulgada pelo Santuário de Fátima, na qual destaca “um evento de singular importância” para “promover o culto mariano na Igreja Católica”.
Francisco manifesta ainda a sua esperança para que estes dias de oração, meditação e reflexão” permitam aos estudiosos aqui presentes e a todos os participantes trazer uma “nova” luz sobre a “inspiração” que a figura de Maria pode trazer ao mundo, nas “atuais circunstâncias”.
Dirigindo-se a D. José Saraiva Martins, presidente do congressso, o Papa faz votos para que este consiga “falar sobre a Mãe de Jesus” a todos os participantes e “exortar todos a renovarem a vida espiritual” de acordo com “as necessidades espirituais deste tempo”.
O 24.º Congresso Mariológico Mariano Internacional é promovido pela Pontifícia Academia Mariana em colaboração com o Santuário de Fátima e com as sociedades mariológicas de diversos países.
A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima acolheu a sessão de abertura, com transmissão no sítio online pami.fatima.pt.
Durante o evento, explica o gabinete de comunicação do Santuário, “vão ser apresentados e discutidos os resultados de um estudo rigoroso, crítico e atualizado da documentação inerente à história do evento ocorrido em Fátima”.
Este Congresso Mariológico Mariano é considerado o mais importante momento internacional de reflexão na área da mariologia, e no que toca ao acontecimento de Fátima.
JCP/OC
Notícia atualizada às 17h12