Sardoal, Santarém, 28 mar 2013 (Ecclesia) – A capelas e igrejas do Sardoal, no Distrito de Santarém, revivem entre hoje e domingo uma tradição particular desta localidade, com o seu chão enfeitado com tapetes feitos à base de pétalas de flores e verduras naturais.
Os arranjos são completados com acessórios e artefactos alusivos à Semana Santa e Páscoa, numa iniciativa popular que se julga ser única no país, sabendo-se que já existia no século XIX.
Os oito espaços (capela de S. Sebastião, igreja da Misericórdia, capela do Espírito Santo, capela de Nossa Senhora do Carmo, capela de Santa Catarina, capela de Sant’Ana, capela do Senhor dos Remédios, igreja do Convento de Santa Maria da Caridade) são um dos “cartazes” mais importantes das celebrações da Semana Santa e Páscoa desta localidade da Diocese de Portalegre-Castelo Branco.
“A nossa Semana Santa chegou aos dias de hoje, não só como uma profunda e sentida manifestação de Fé de todos aqueles cujas convicções conduzem aos ensinamentos de Cristo, mas também como importante referência para outros, que sendo não-crentes, laicos ou agnósticos, valorizam a riqueza do passado como património da inteligência humana e da identidade coletiva de um Povo,”, indica Fernando Constantino Moleirinho, presidente da Câmara Municipal do Sardoal.
OC