Igreja: Caminho Neocatecumenal, um itinerário de formação cristã

Proposta desenvolve-se nas paróquias e está presente em quase todas as dioceses portugueses

Lisboa, 19 nov 2014 (Ecclesia) – O Caminho Neocatecumenal apresenta-se como “um itinerário” de formação cristã vivido em comunidades nas dioceses, em concreto nas paróquias, e pretende ser um instrumento para a renovação e evangelização do homem.

“O Caminho Neocatecumenal é [um itinerário] de iniciação cristã para jovens e adultos. Em primeiro lugar para aqueles que receberam o batismo e querem aprofundar a sua fé, que estão mais ou menos formados mas querem desenvolver o seu batismo ainda mais”, explica Fernando Álvarez, da equipa nacional do Caminho Neocatecumenal.

Á Agência ECCLESIA, o responsável contextualiza que no Batismo se pede à Igreja “a fé” que dá a “vida eterna”, o que é “muito sério”.

“O Batismo não é uma magia, não se faz e recebeu a vida eterna. O Batismo é uma semente, é a porta, como dizia o Papa emérito Bento XVI, que se abre mas temos de aderir para que produza os frutos que o sacramento realiza, que é dar a vida eterna”, desenvolve Fernando Álvarez.

Este itinerário de formação desenvolve-se nas dioceses e em concreto nas paróquias “através do anúncio de uma boa notícia, do querigma”, depois da autorização do bispo e posteriormente do pároco.

Segundo Fernando Álvarez, o Caminho Neocatecumenal neste momento “encontra-se em quase todas as dioceses portuguesas”, onde as pessoas “são convocadas pelo anúncio” e depois começam as catequeses.

Aberto para todos que o queriam percorrer, os membros deste itinerário de formação regem-se pelas três bases do cristianismo: a Palavra, a Eucaristia e a vida em comunidade.

O Caminho, comenta o entrevistado, desenvolve-se de forma “muito simples”, em comunidade, “o tripé da vida cristã”.

“A pequena comunidade celebra a palavra de Deus, celebra a Eucaristia, e vive em comunidade, uma vez por mês com um convívio, e a pouco a pouco vão-se desenvolvendo as etapas do nosso batismo”, diz Fernando Álvarez, o entrevistado de hoje no programa ECCLESIA (22h45, na Antena 1 da rádio pública).

Ao longo desta semana, o programa vai apresentar aos ouvintes diferentes movimentos da Igreja Católica em Portugal em sintonia com o III Congresso Mundial de Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades, que vai realizar-se em Roma entre quinta-feira e sábado, com o lema “A alegria do Evangelho, uma alegria missionária”.

SN/CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top