Iniciativa contou com representantes de 42 países
Braga, 10 ago 2023 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Braga acolheu, desde terça-feira, o encontro internacional dos bispos amigos dos Focolares, que reuniu participantes de 42 países para refletir sobre o tema ‘A mística do encontro. Contemplação e missão numa mudança de época’.
“É uma alegria grande poder receber em Braga este Encontro Internacional dos Bispos Amigos do Movimento dos Focolares. Depois dos dias inesquecíveis da Jornada Mundial da Juventude, como ato contínuo, estes três dias aqui em Braga, concentrados sobre a mística do encontro, faz-nos também criar entre nós esta espiritualidade da comunhão e a espiritualidade do recomeço, na colegialidade episcopal”, referiu D. José Cordeiro, arcebispo primaz, citado pelo portal arquidiocesano.
O programa da iniciativa, que se encerrou hoje, incluiu várias conferências e um encontro entre os bispos e um grupo internacional de jovens que participaram na JMJ.
D. Jorge Ortiga, arcebispo emérito de Braga, sublinhou que “o tema fundamental é olhar para o mundo de hoje, para os problemas, a crise global, que não deixa de afetar a Igreja, e verificar como este carisma, o carisma da unidade, assim sintetizado, pode dar um contributo positivo a estes problemas que existem na sociedade”.
Já o bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida, destaca a importância de este encontro acontecer após a JMJ, onde os bispos tiveram “uma experiência fortíssima de fraternidade universal”.
“Foi uma experiência que nos marcou muito e nos surpreendeu pela profundidade e pela maturidade que os jovens manifestaram e que nos desafia a estarmos à altura de os acompanhar”, sublinhou.
O Movimento dos Focolares foi fundado por Chiara Lubich (1920-2008), na cidade italiana de Trento; em 2016, o movimento comemorou 50 anos de presença em Portugal, onde tem um Centro Nacional, a Cidadela Arco-Íris, na Abrigada, em Alenquer.
OC