Igreja: Bispos solidários com vítimas da «legionella» em Portugal

Assembleia Plenária da Conferência Episcopal concluiu-se em Fátima

Fátima, Santarém, 13 nov 2014 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) recordou hoje em Fátima as vítimas da ‘legionella’ em Portugal e as perseguições religiosas em todo o mundo, no comunicado final da Assembleia Plenária que decorreu desde segunda-feira.

“Os recentes surtos epidémicos de ébola na África e de legionella em Portugal mereceram a  atenção e a preocupação da Assembleia, que manifestou toda a sua solidariedade para com  as vítimas destas epidemias e as instituições que procuram debelar estes surtos”, assinala o texto.

A ‘legionella’, que provoca pneumonias graves, foi detetada na sexta-feira, no Concelho de Vila Franca de Xira, tendo infetado até ao momento 302 pessoas e provocado pelo menos cinco mortos, estando mais quatro a aguardar confirmação.

D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa e presidente da CEP, disse em conferência de imprensa que “atendendo à gravidade da situação, as comunidades cristãs estão presentes, também no terreno”, acrescentando que já contactou diretamente com os respetivos párocos.

A nota final da assembleia plenária, órgão máximo da CEP, assinala por outro lado que “diante da situação de perseguição que sofrem os cristãos e outras minorias religiosas no Próximo Oriente”, o organismo episcopal “manifestou a sua sintonia com as preocupações reiteradamente expressas pelo Papa Francisco, sobretudo quanto ao apelo para que as autoridades tenham intervenção efetiva nesta dramática situação”, e garantiu “oração e solidariedade para com as vítimas destes conflitos”.

A Assembleia iniciou uma reflexão sobre a situação atual e perspetivas dos Centros Sociais Paroquiais, tendo em conta um futuro Decreto-Lei sobre o Estatuto das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), que “obrigará a pequenas alterações dos estatutos”.

Segundo a CEP, esta situação “deverá ser oportunidade para refletir sobre a identidade das IPSS da Igreja e a sua plena integração no âmbito das instituições particulares”.

Os bispos prepararam também a próxima visita ‘ad Limina’, ao Papa e às instituições da Santa Sé, que vai decorrer de 7 a 12 de setembro de 2015.

Por proposta do arcebispo primaz de Braga D. Jorge Ortiga, a assembleia “acolheu com agrado a proposta de apoio e incentivo à canonização do Beato Frei Bartolomeu dos Mártires”, com processo equivalente de dispensa de milagre, e aprovou o pedido de abertura da causa de beatificação e canonização do padre Adão Salgado Vaz de Faria, fundador da Congregação da Divina Providência e Sagrada Família.

OC

Partilhar:
Scroll to Top