Encontro de oração e reflexão decorre em Fátima, com orientação do padre Adelino Ascenso, antigo missionário no Japão
Fátima, 21 fev 2018 (Ecclesia) – Os bispos portugueses estão reunidos em Fátima até sexta-feira, para o seu retino anual de Quaresma, que em 2018 tem reflexões do padre Adelino Ascenso, Superior Geral da Sociedade Missionária da Boa Nova, que evoca a sua experiência no Japão para falar do “silêncio”.
Entre os temas propostas aos cerca de 35 bispos e ao núncio apostólico (representante diplomático da Santa Sé) pelo antigo missionário em território nipónico está “o drama do padre Rodrigues: silêncio ensurdecedor”, evocando o romance histórico do japonês Shusaku Endo, “Silêncio”, que retrata a missão dos jesuítas portugueses no Japão no século XVII e que inspirou o filme homónimo de Martin Scorsese.
O padre Adelino Ascenso, que foi missionário no Japão durante 12 anos, propõe ainda reflexões sobre “o silêncio do deserto”; “este livro que sou eu: silêncio latejante”, “o fio de Ariadne: silêncio do labirinto”; “a pungência da dúvida: silêncio de Deus”; “imagem de Cristo que atravessa o silêncio”; “o samaritano na periferia: solidariedade no silêncio”; “grãos de areia: quebra do silêncio”.
O superior geral dos Missionários da Boa Nova dedicou um trabalho de investigação a 10 obras de ficção de Shusaku Endo, onde descortina vários silêncios, “não só de Deus”.
‘Transcultural Theodicy in the fiction of Shusaku Endo’ é o título da tese de doutoramento em Teologia do padre Adelino Ascenso.
O retiro dos bispos portugueses, que começou esta segunda-feira, na Casa de Nossa Senhora das Dores, inclui tempos pessoais para oração, duas meditações diárias e a celebração da Eucaristia.
A animação litúrgica do retiro está a cargo do Secretariado Nacional de Liturgia.
“O retiro é todo em silêncio, mesmo às refeições, durante as quais se lê uma obra espiritual, geralmente a vida e escritos de um santo”, explica o secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), padre Manuel Barbosa.
O retiro espiritual da CEP é uma iniciativa anual difere das assembleias plenárias, dedicadas à discussão dos temas mais importantes da vida da Igreja.
A realização de um retiro anual, com o qual se procura deixar de lado a rotina diária para aprofundar e progredir na vida espiritual é preconizada pelo Diretório do Ministério e Vida dos Presbíteros (85).
Este ano, a iniciativa coincidiu com a celebração, pela primeira vez, da festa litúrgica dos Santos Francisco e Jacinta Marto.
Ao longo desta semana, o padre Adelino Ascenso fala sobre a Quaresma no Japão, aos microfones do programa ECCLESIA na Antena 1 da rádio pública, a partir das 22h45.
OC
[foogallery id=”97100″]