Encontro tem como tema a encíclica ecológica do Papa Francisco, «Laudato Si»
Lisboa, 23 set 2016 (Ecclesia) – O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. Manuel Clemente, vai estar no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, Brasil, entre hoje e segunda-feira, para participar no 12.º encontro alargado de bispos lusófonos.
Em declarações concedidas à Agência ECCLESIA, o secretário-geral do episcopado português adiantou que o tema de fundo é a encíclica ecológica do Papa Francisco, ‘Laudato Si’, com as suas implicações na ação da Igreja Católica.
Os bispos dos vários países lusófonos vão refletir também sobre “a Igreja e a Família” e sobre as formas de “fortalecer e institucionalizar estes encontros”, disse ainda o padre Manuel Barbosa.
A partilha de experiências e “a melhor forma de aproximar as Igrejas lusófonas” são também assuntos que vão estar na ordem de trabalhos, realçou.
A delegação portuguesa é composta por D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, o padre Manuel Barbosa e Jorge Líbano Monteiro, presidente do conselho de administração da Fundação Fé e Cooperação (FEC), organização católica que acompanha estes eventos.
O encontro deve contar ainda com bispos do Brasil, Moçambique, Cabo Verde, Angola, Guiné, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Macau.
LFS/OC