Episcopado quer departamentos mais «ágeis» e confirma sondagem à população
Fátima, Santarém, 15 jul 2011 (Ecclesia) – Os bispos vão reduzir a estrutura da Conferência Episcopal Portuguesa através da eliminação de algumas das suas nove comissões, anunciou hoje em Fátima o porta-voz daquele organismo.
A Igreja Católica quer que as comissões “possam ser mais eficazes” e “ágeis”, explicou o padre Manuel Morujão no final da reunião do Conselho Permanente da CEP, que decorreu no santuário da Cova da Iria, diocese de Leiria-Fátima.
O sacerdote recusou quantificar as comissões que vão desaparecer mas adiantou que “sete é um número de perfeição bíblico” e afirmou que a reforma pode passar pela nomeação de delegados setoriais.
O padre Manuel Morujão apontou a conclusão da remodelação para novembro, mês em que se realiza a próxima assembleia plenária do episcopado, na qual serão também eleitos os bispos responsáveis pelas comissões.
A estrutura da Conferência Episcopal inclui atualmente as comissões da Educação Cristã, Pastoral Social, Laicado e Família, Vocações e Ministérios, Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais (três setores reunidos num só departamento), Liturgia, Mobilidade Humana, Missões e, por fim, Doutrina da Fé e Ecumenismo.
O porta-voz confirmou que “por Outubro” vai ser realizada uma “sondagem ao povo português sobre como se situa perante a Igreja e que expectativas tem”.
A Universidade Católica Portuguesa ficará responsável pelo estudo, que pretende abarcar toda a população, independentemente das crenças religiosas.
O questionário, cujos resultados vão ser tornados públicos, foi qualificado de “complexo” pelo padre Manuel Morujão.
“Até pergunto como é que quem passa na rua aguentará responder a tantas perguntas. Mas os que perseverarem até ao fim prestarão um grande serviço, porque a Igreja quer saber como deve estar no meio da sociedade”, acrescentou.
O Conselho Permanente do episcopado é um órgão delegado da Assembleia dos bispos católicos, com funções de preparar os seus trabalhos e dar seguimento às suas resoluções, reunindo ordinariamente todos os meses.
A sua constituição é a seguinte: D. José Policarpo, cardeal-patriarca de Lisboa (presidente da CEP); D. Manuel Clemente (vice-presidente), bispo do Porto; D. Jorge Ortiga (vogal), arcebispo de Braga; D. António Marto (vogal), bispo de Leiria-Fátima; D. Gilberto Canavarro Reis (vogal), bispo de Setúbal; D. António Francisco dos Santos (vogal), bispo de Aveiro; D. Manuel Quintas (vogal), bispo do Algarve.
Atualizada às 20h23.
RM