Igreja: Bispos da União Europeia debatem migrações e situação do continente

Presidente da COMECE destaca falhanço das «soluções tradicionais» face à crise económica

Lisboa, 13 nov 2013 (Ecclesia) – Os bispos católicos dos 27 Estados-membros da União Europeia vão reunir-se a partir de hoje em Bruxelas para um encontro dedicado às políticas comunitárias sobre as migrações e à crise no continente.

O presidente da Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE), o cardeal Reinhard Marx, abriu os trabalhos com um alerta para a falta de eficácia das “soluções tradicionais” face à crise económica.

“Os números de crescimento – recentemente saudados por jornais financeiros de referência como indicadores de uma recuperação económica – já não refletem a real situação económica em muitos países”, frisou.

O cardeal alemão admitiu que estadistas, políticos e responsáveis da sociedade civil “não sabem como sair da crise”.

“Há pouco pensamento criativo que leve em linha de conta os princípios éticos de que precisamos, como base para uma sociedade livre, aberta, democrática e próspera”, prosseguiu.

O tema ‘Migrações e integração’ vai estar em destaque na assembleia plenária de três dias da COMECE.

A agenda do encontro aborda as migrações internas e a migração vinda do exterior, bem como os que chegam em busca de asilo político, situações com “impacto sobre a vida de todas as comunidades dos Estados-membros”, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Segundo a COMECE, a Igreja Católica está “profundamente preocupada com a situação dos refugiados e requerentes de asilo, especialmente após a tragédia de Lampedusa”.

OC

Notícia atualizada às 17h27

Partilhar:
Scroll to Top