Igreja: Bispo do Porto incentiva juventude a «falar» e «lançar reptos»

D. Manuel Linda passou pelo «Faith’s Night Out»

Porto, 02 jul2019 (Ecclesia) – O bispo do Porto afirmou que preferia que no dia-a-dia “fossem os jovens a falar, a lançar reptos”, uma vez que tem “muito a aprender com eles”, na segunda edição do ‘Faith’s Night Out’ (FNO) na diocese.

D. Manuel Linda disse que se os jovens falassem “mais” podia perceber “melhor a sua mentalidade, e o estado da temperatura que o termómetro marca”, mas não considera que a juventude da diocese esteja acomodada.

“Metodologicamente, estamos habituados a que o padre e o bispo falem e os leigos escutem, e falta essa tomada de palavra para estabelecer diálogo”, observou na intervenção intitulada ‘um pastor com cheiro a ovelha’, divulga a Rádio Renascença.

Para D. Manuel Linda, o ‘Faith’s Night Out’ é um evento que chega ao “coração” dos jovens por ser algo “radicalmente diferente” das tradicionais conferências que “não entusiasmam ninguém”.

Neste contexto, referiu que este tipo de iniciativa é uma lição para “bispos e padres” que estão habituados “a dispor de todo o tempo” e ao fim de sete minutos “cortam o som” o que “é algo muito positivo”.

Esta foi a segunda vez que as Equipas Jovens de Nossa Senhora promoveram o ‘Faith’s Night Out’ na Diocese do Porto, uma iniciativa que já conta com seis edições no Patriarcado de Lisboa, e uma na Arquidiocese de Évora e na de São Paulo, no Brasil.

«Tu és Pedro, e sobre esta pedra purificarei a minha Igreja» foi o tema geral do FNO Porto e que os 12 oradores convidados tiveram para as microconferências, onde partilharam a sua vivência da fé em 7 minutos cada, num evento que contou ainda com dois momentos artísticos.

No núcleo regional da Universidade Católica Portuguesa, o responsável Internacional das Equipas de Jovens de Nossa Senhora lembrou que o Papa Francisco “já” disse à juventude que se “levante do sofá”, que se “façam ouvir”.

António Brandão de Vasconcelos realçou que são verbos imperativos que “obrigam a uma ação imediata, que obrigam” a que tomem “alguma ação”.

Já Inês Caeiro, coordenadora da Comunicação da Vida Norte, afirmou que “apoiar os mais frágeis é uma necessidade universal”, um convite de Jesus para serem “o seu rosto” com quem se cruzam, alertando que “a vida dos mais frágeis passa demasiado devagar”.

O provincial da Província portuguesa da Companhia de Jesus (Jesuítas) falou sobre discernimento e salientou que têm “liberdade” para “procurar, encontrar e escolher a vontade de Deus”.

“É isto o discernimento: Liberdade para procurar e uma vez procurado encontrar e uma vez encontrado escolher a vontade de Deus; Podemos procurar e não encontrar nem escolher, podemos encontrar e não querer escolher, podemos mesmo querer escolher sem ter procurado e sem ter encontrado”, desenvolveu o padre José Frazão, informa a emissora católica.

As Equipas de Jovens de Nossa Senhora organizam o FNO, desde 2013, ao estilo das conferências TEDx, “simples e diretas, e partindo do conhecimento e do exemplo de vida” dos oradores.

Um movimento católico que se destina a jovens dos 16 até aos 30 anos de idade, com reuniões mensais, acompanhadas por um casal e um sacerdote, e diversas iniciativas e atividades ao longo de cada ano pastoral, algumas abertas à sociedade como o Faith’s Night Out.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top