Gondomar acolheu encontro «Escutar Deus na voz dos jovens»
Porto, 23 fev 2024 (Ecclesia) – O bispo do Porto encontrou-se, no passado sábado, com os jovens da Região Pastoral do Grande Porto, no Pavilhão Multiusos de Gondomar, para escutar as suas propostas e sonhos.
A iniciativa “Escutar Deus na voz dos jovens”, do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) do Porto, foi uma oportunidade para os jovens levantarem vários temas como: o papel da mulher na Igreja, a inclusão de pessoas com deficiência na Igreja, a valorização dos idosos, a adaptação do dialeto da Igreja aos tempos correntes e o significado do grupo de jovens.
Além dessas temáticas, também o uso da música como uma das grandes linguagens da fé, a participação dos jovens nos conselhos económicos e pastorais das paróquias e a centralidade da Eucaristia na dimensão da fé foram pontos abordados, adianta um grupo de jovens da paróquia de São Veríssimo de Valbom, citado pelo jornal ‘Voz Portucalense’.
A conversa, moderada por Paulo Rocha, diretor da Agência ECCLESIA, iniciou-se com a referência à carta de D. Manuel Linda aos jovens da diocese do Porto.
No documento, o bispo diocesano anuncia um projeto de “escuta e reflexão” com os jovens da diocese, para debater “novos caminhos” para a Igreja neste território, tendo aproveitado a ocasião para reforçar o apelo para que se juntem ao projeto.
De seguida, Ana Sofia, jovem invisual, deu o seu testemunho e pediu a criação de conteúdos acessíveis a pessoas portadoras de deficiência, nomeadamente o recurso a Língua Gestual Portuguesa, e alertou para as dificuldades no acesso arquitetónico às Igrejas.
Por sua vez, a jovem Filipa Luz pediu que a fé e os gestos que dela derivam sejam transversais em todos os domínios do quotidiano de cada jovem, no trabalho, na universidade e na escola, abordando o apoio social e a falta de empatia relativamente a esta dimensão.
A iniciativa contou ainda com a partilha de uma jovem catequista que falou sobre a desmotivação das crianças, que se verifica também nos pais.
Além das partilhas dos jovens, o encontro ficou marcado por uma atuação com música e dança contemporânea centrada na “fração do pão” e uma apresentação de cânticos por um coral com jovens das diferentes paróquias da vigararia de Gondomar.
LJ/OC