Igreja: Bispo do Ordinariato Castrense distinguido com a medalha da Cruz de São Jorge

D. Manuel Linda recebeu medalha privativa do chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas

Lisboa, 28 fev 2018 (Ecclesia) – O chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) de Portugal atribuiu ao bispo D. Manuel Linda a Medalha da Cruz de São Jorge, numa cerimónia privada.

“A atribuição desta Condecoração possui tanto de agradável surpresa como de imprescindível gratidão”, lê-se numa nota pessoal do bispo das Forças Armadas e de Segurança, publicada online.

No seu sítio na internet, o Ordinariato Castrense explica que a Medalha da Cruz de São Jorge é uma “medalha privativa do Estado-Maior-General”, que compreende quatro classes e o bispo católico recebeu a primeira.

A insígnia destina-se a galardoar militares e civis, nacionais ou estrangeiros, que revelem, no âmbito técnico-profissional, “elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais”, contribuindo significativamente para “a eficiência, prestígio e cumprimento” da missão do Estado-Maior-General.

O diploma de atribuição foi assinado pelo general Artur Pina Monteiro a 16 de fevereiro e o bispo Castrense recebeu a Medalha da Cruz de São Jorge numa cerimónia nas instalações do Estado-Maior-General das Forças Armadas, dia 23 de fevereiro, perante os Generais, Oficiais Superiores e Sargento-Mor que trabalham no EMGFA.

D. Manuel Linda aceitou a distinção “com muita honra”, elogiando a “interligação com as Forças Armadas” e o reconhecimento à função da assistência religiosa.

“Por tudo isto, reafirmo o meu agradecimento, mas, fundamentalmente, a imensa honra que esta condecoração representa para mim pessoalmente e para o serviço que coordeno”, sublinhou D. Manuel Linda.

Em virtude da Constituição Apostólica ‘Spirituali Militum Curae’”, de 21 de abril de 1986, o então designado Vicariato Castrense passou a designar-se Ordinariato Castrense de Portugal.

Pertencem ao Ordinariato Castrense e estão sob a sua jurisdição todos os fiéis militares e também aqueles que, por vínculo da lei civil, se encontram ao serviço das Forças Armadas; são também setores integrantes as Forças de Segurança, ou seja, a Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública.

O Serviço de Assistência Religiosa das Forças Armadas e das Forças de Segurança foi regulamentado em 2009, na sequência da Concordata assinada entre Portugal e a Santa Sé em 2004, sendo constituído pela Capelania Mor e pelos centros de assistência religiosa da Armada, do Exército, da Força Aérea, da Guarda Nacional Republicana e da Polícia de Segurança Pública.

A Capelania Mor é um órgão de natureza inter-religiosa integrado no Serviço de Assistência Religiosa das Forças Armadas e das Forças de Segurança.

D. Manuel Linda foi nomeado pelo Papa Francisco como ordinário castrense em Portugal a 10 de outubro de 2013, sucedendo então a D. Januário Torgal Ferreira, que resignou por limite de idade.

O prelado era bispo auxiliar da Diocese de Braga, desde junho de 2009; nascido a 15 de abril de 1956 na Freguesia de Paus (Concelho de Resende, Diocese de Lamego), frequentou os Seminário Menor (Resende) e Maior (Lamego), e o Instituto de Ciência Humanas e Teológicas (Porto) tendo sido ordenado padre a 10 de junho de 1981.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top