Tema do novo ano pastoral inserido na preparação para o Centenário das Aparições procura «motivar» os fiéis a «uma atitude de confiança» em Deus
Fátima, Santarém, 26 nov 2012 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima espera que o tema do 3.º ano de preparação para o Centenário das Aparições de Nossa Senhora, ‘Não tenhais medo’, dê alento aos católicos no atual contexto de crise socioeconómica.
D. António Marto destacou a importância dos fiéis encararem “a nova situação do mundo e da Igreja a partir da esperança” que Maria deixou na Cova da Iria, em 1917, uma “esperança que não se orienta só por critérios terrenos mas que confia em Deus e se confia a Deus”.
O prelado lançou este desafio durante a sessão de apresentação do novo programa pastoral, que teve lugar este sábado, no Centro Pastoral Paulo VI.
A etapa 2012-2013 da caminhada rumo ao Centenário, que se realiza em 2017, vai recordar “de forma especial a segunda aparição de Nossa Senhora em Fátima, a 13 de junho de 1917”, informa o serviço de informação do Santuário.
Segundo o reitor do recinto, padre Carlos Cabecinhas, o tema “Não tenhais medo” inspirou-se na “promessa de Nossa Senhora à vidente Lúcia: O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus”.
“Procurando motivar a atitude de confiança, optou-se por uma formulação sintética –‘Não tenhais medo’–, exortação frequente nos textos bíblicos”, esclareceu o sacerdote.
A apresentação desta matéria contou com “duas conferências, de José Eduardo Borges de Pinho e de Juan Ambrosio, da Universidade Católica Portuguesa”.
No domingo foi a vez do padre Armindo Vaz, da Faculdade de Teologia da UCP, refletir na Basílica de Nossa Senhora do Rosário sobre o tema “promessa e louvor nas vozes femininas da Bíblia”, com especial ênfase sobre o “Magnificat” de Maria.
A inauguração do terceiro ano de preparação do Centenário das Aparições coincidiu com a abertura da exposição temporária “Ser, o segredo do Coração”, que estará disponível ao público na Basílica da Santíssima Trindade até outubro de 2013.
O Santuário aproveitou ainda a ocasião para dar a conhecer os seus dois novos projetos de música coral, a “Schola Infantil” e o “Coro de Câmara”.
De acordo com o testemunho, reconhecido pela Igreja Católica, das três crianças conhecidas como Pastorinhos de Fátima (a irmã Lúcia e os beatos Francisco e Jacinta), ocorreram seis aparições da Virgem Maria na Cova da Iria e imediações (Distrito de Santarém, Diocese de Leiria-Fátima), uma a cada mês, entre maio e outubro de 1917.
JCP