Igreja: Bispo de Bragança-Miranda lamenta celebrações pobres e diz que liturgia deve ser «simples» e «bela»

D. José Cordeiro interveio no Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica

Fátima, Santarém, 24 jul 2012 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, lamentou esta segunda-feira a pobreza de algumas celebrações litúrgicas da Igreja Católica e frisou que é indispensável promover a sua qualidade.

“Infelizmente, em muitos lugares a liturgia reduz-se a uma proclamação de textos e execução técnica de gestos, sem cantos, sem uma linguagem verbal e não verbal que manifeste o mistério e a arte de bem celebrar”, sublinhou numa conferência em Fátima, enviada à Agência ECCLESIA pela diocese bragantina.

D. José Cordeiro frisou que é “urgente” uma “liturgia séria, simples, bela, que seja experiência do mistério”, e ao mesmo tempo “inteligível, capaz de narrar a perene aliança de Deus com os homens”, não esquecendo o “equilíbrio entre a palavra, o canto, o silêncio e o rito”.

“É necessário que a liturgia se exprima tanto nas categorias da beleza como nas da verdade”, salientou o prelado, um dos oradores do 38.º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica, que até sexta-feira reflete sobre o tema ‘Eucaristia, Sacramento de Caridade’.

RJM

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR