Igreja: Bispo de Angra convocou «oficialmente» a vida consagrada para itinerário diocesano «da esperança»

Itinerário Pastoral 2023-2025 tem por tema «Todos, todos, todos: caminhar na esperança»

Foto Igreja Açores/EM

Angra do Heroísmo, Açores, 02 fev 2024 (Ecclesia) – O bispo de Angra presidiu à Vigília dos Consagrados, esta quinta-feira, e convocou-os para darem um “contributo positivo também através da oração a toda a caminhada diocesana” no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Angra do Heroísmo.

“Vós consagrados tendes um papel especial que deriva do dom que recebestes: um dom que confere ao vosso testemunho um caráter e um valor especiais pelo facto de estarem dedicados a Deus e ao seu reino, na pobreza, na virgindade e na obediência”, assinalou D. Armando Esteves Domingues, informou hoje o portal ‘Igreja Açores’.

O bispo de Angra presidiu à Vigília dos Consagrados no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, e o Santuário diocesano do Senhor Santo Cristo dos Milagres (Ilha de São Miguel) acolheu outra vigília; realizaram no contexto da Semana do Consagrado 2024, que termina esta sexta-feira, 2 de fevereiro. No mesmo dia, também às 20h00 locais (mais uma hora em Portugal Continental e Madeira), realiza-se também uma Vigília de Oração na, mais concretamente.

“Aproveito para vos convocar oficialmente para este itinerário da esperança dando o vosso contributo positivo também através da oração a toda a caminhada diocesana”, disse o responsável diocesano.

O Itinerário Pastoral 2023-2025, que tem por tema “Todos, todos, todos: caminhar na esperança”, com uma proposta de auscultação em laboratórios em torno de tema da sinodalidade, fraternidade e esperança.

D. Armando Esteves Domingues explicou que o testemunho cristão de cada batizado deve ser “luminoso e coerente”, sobretudo diante do mundo contemporâneo marcado por “uma pluralidade radical, por uma progressiva marginalização da religião e pelo relativismo dos valores”.

‘Rezar a Esperança’ é o lema desta Semana do Consagrado 2024, que termina hoje, quando a Igreja Católica celebra a festa litúrgica da Apresentação do Senhor, 40 dias depois do Natal, o bispo diocesano disse aos consagrados e consagradas que eram “convidados a rezar a esperança”.

Na Diocese de Angra, neste último dia da Semana do Consagrado, é celebrada uma Missa no Livramento, em Ponta Delgada (São Miguel), a partir das 19h00 locais (mais uma hora em Portugal continental).

Nos Açores existem dois Institutos Religiosos Masculinos – Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos) e a Ordem Hospitaleira de São João de Deus – e oito institutos femininos.

Os institutos femininos nos Açores são Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor, Irmãs Reparadoras Missionárias da Santa face, Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, Irmãs de São José de Cluny, Irmãs Clarissas e Irmãs Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus.

Na Igreja Católica, a Vida Consagrada é constituída por homens e mulheres que se comprometeram, pública e oficialmente, a viver (individualmente ou em comunidade) os votos de pobreza, castidade e obediência para toda a vida, em Institutos de vida consagrada – religiosos, monásticos, contemplativos, seculares, novos institutos, a Ordem das Virgens, os eremitas – e as sociedades de vida apostólica; inclui leigos, sacerdotes, religiosas e religiosos.

CB

Partilhar:
Scroll to Top