Igreja: Vaticano promove Simpósio Internacional sobre a Formação dos Sacerdotes

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 02 fev 2024 (Ecclesia) – O Vaticano vai acolher um Simpósio Internacional sobre a Formação dos Sacerdotes, com o tema ‘Reavivar o dom de Deus que recebeste’, de 6 a 10 de fevereiro, que inclui uma audiência privada com o Papa.

“O Simpósio Internacional pretende iniciar um processo partilhado com todas as Igrejas locais, visando fortalecer a formação permanente e o acompanhamento dos sacerdotes. Entre os objetivos, está destacar e compartilhar a beleza, o quanto de bom há nas práticas pastorais, os pontos fortes, as urgências e os desafios em cada contexto”, explica a organização, divulga o portal ‘Vatican News’.

Este encontro internacional para a Formação Permanente dos Sacerdotes tem como tema ‘Reavia o dom de Deus que recebeste’ (2 Tm 1,6), também em referência à Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis [documento da Santa Sé sobre a formação sacerdotal – da Congregação para o Clero, 2016] ‘A beleza de ser discípulos hoje. Uma formação única, integral, comunitária e missionária’.

Dirigido a representantes diocesanos, regionais, nacionais para a formação permanente de sacerdotes, especialistas e interessados nesta área, que vão receber um certificado de participação, de 6 a 10 de fevereiro, pretendem envolver de “maneira ativa e direta” todos os participantes, cerca de 1000 especialistas dos cinco continentes, para além de sacerdotes, consagrados e leigos de mais de 60 países.

O colóquio promovido pela Santa Sé é organizado pelo Dicastério para o Clero, em colaboração com o Dicastério para a Evangelização, Seção para a primeira Evangelização e as novas Igrejas particulares, e o Dicastério para as Igrejas Orientais, no Auditório da Conciliação.

O ponto de partida são os resultados de uma pesquisa enviada a todas as Conferências Episcopais, nos últimos meses, e as contribuições dos participantes antes e durante o simpósio, no contexto da Ratio Fundamentalis.

A metodologia prevê que cada um dos temas – dedicado a uma das dimensões indicadas pela Ratio – comece com dois ou três breves relatórios, segue-se a comunicação de boas práticas e o intercâmbio em círculos menores por grupos linguísticos, para permitir “uma autêntica participação em estilo sinodal e uma representação ativa”.

Neste contexto, a organização do Simpósio Internacional sobre a Formação dos Sacerdotes quer oferecer uma “experiência paradigmática da formação permanente” dos padres, que hoje esperam que “seja, cada vez, mais realizada com um estilo participativo e sinodal”.

Na terça-feira, 6 de fevereiro, os responsáveis dos três dicastérios organizadores – os cardeais Lazzaro You Heung Sik, Luis Antonio Tagle e Claudio Gugerotti – apresentam o simpósio, depois vão para a Eucarística presidida pelo secretário de Estado, D. Pietro Parolin, na Basílica de São Pedro, e, de tarde, regressam ao Auditorium Conciliazione.

Na quinta-feira, 8 de fevereiro, o Papa Francisco vai receber os participantes do simpósio internacional, numa audiência privada, na Sala Paulo VI; segundo o programa, este dia, termina com a exibição do filme ‘Sacerdote’, de Damien Boyer, das 18h30 às 20h00 locais.

No dia seguinte, na Basílica de São João de Latrão, vão participar num “momento especial de elevação espiritual”, o concerto-meditação sobre a vocação dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, pelo Coro da Diocese de Roma e da Orquestra “Fideles et Amati”, dirigidos pelo maestro monsenhor Marco Frisina.

‘Vozes da Sala’, é o momento síntese do Simpósio Internacional sobre a Formação dos Sacerdotes, os cardeais prefeitos dos Dicastérios promotores vão apresentar as conclusões, na manhã de sábado, 10 de fevereiro, antes da eucaristia de encerramento, na Basílica de São Pedro.

CB/OC

Vaticano: Novo documento sobre formação de sacerdotes sublinha importância da maturidade sexual e afetiva

 

Partilhar:
Scroll to Top