Conferência de frei Rui Grácio e apresentação de uma obra biográfica evocam hoje, no Convento de São Domingos, em Lisboa, o arcebispo salvadorenho
Lisboa, 25 mai 2015 (Ecclesia) – Frei Rui Grácio, teólogo dominicano que viveu em El Salvador, afirmou que a beatificação do arcebispo salvadorenho D. Oscar Romero é uma oportunidade de reflexão para a Igreja Católica, falando numa figura “profética” que marcou “o século XX”.
“O que é que monsenhor Romero nos pode dizer hoje a nós, que nos chamamos cristãos, nesta situação que estamos a viver? Esta seria a melhor mensagem”, assinalou, em entrevista à Agência ECCLESIA.
O religioso português evoca o novo beato como um “cristão de verdade”, que sofreu “muita contestação” à sua ação, num contexto de pobreza, violência e instabilidade política.
“É uma fé concreta, uma fé real, uma fé política, podemos dizer, no bom sentido da palavra”, sublinha, rejeitando “chavões” que se aplicavam a D. Oscar Romero.
D. Oscar Romero, antigo arcebispo de El Salvador, foi morto a tiro em 1980, às mãos da junta militar que dominava o país.
A celebração de beatificação decorreu neste sábado, em El Salvador, às 10h00 locais (17h00 em Lisboa), depois de o Papa Francisco ter autorizado a 3 de fevereiro deste ano a publicação do decreto que reconhecia o martírio.
“É uma coisa profética que se fale de martírio, poderia dizer-se que foi simplesmente assassinado pelas suas ideias, mas é realmente um mártir, deu testemunho num contexto histórico muito difícil, com o povo mais pobre e mais massacrado, sendo também um deles”, refere frei Rui Grácio, que tem investigado o pensamento e o itinerário de vida de D. Oscar Romero.
A beatificação foi presidida pelo cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos (Santa Sé).
A entrevista a frei Rui Grácio vai ser transmitida esta segunda-feira no Programa ECCLESIA (RTP2, 15h30).
Nesta segunda-feira é apresentada também, no Convento de São Domingos, em Lisboa, a biografia de D. Oscar Romero, arcebispo de San Salvador, publicada pela Editorial AO (Apostolado da Oração), a partir das 21h00, pelo jornalista António Marujo.
A apresentação integra-se na sessão ‘Monsenhor Oscar Romero – Profeta e Mártir de um mundo novo’, organizada pela comunidade dominicana, para “dar a conhecer a vida e obra deste incansável defensor dos mais pobres e promotor da paz durante um período de grande violência no seu país, El Salvador”, com intervenção de frei Rui Grácio.
OC/PR