Igreja/Arte: Exposição de presépios de Estremoz no Museu de Lisboa – Santo António

Lisboa, 30 nov 2017 (Ecclesia) – O Museu de Lisboa – Santo António vai acolher, de 01 de dezembro a 07 de janeiro, uma exposição de presépios de Estremoz dos séculos XVIII, XIX e XX.

A apresentação de três presépios de Estremoz naquele local “ilustra a extraordinária riqueza da criação barrista desta região alentejana” e revela também “uma notável relação entre a representação da natividade em altar, característica da sua produção a partir de meados do século XX, com os tradicionais Tronos de Santo António, tão familiares aos lisboetas”, lê-se num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

As peças foram cedidas para esta exposição pelo Museu Municipal Prof. Joaquim Vermelho, que prepara “a candidatura do figurado de barro de Estremoz a Património Cultural Imaterial da Humanidade”, sublinha.

A representação da natividade em Estremoz terá surgido, primeiramente, nos conventos, “tendo certamente os franciscanos locais um papel importante no seu desenvolvimento, dado que foram estes que o propagaram pela Europa, desde Itália, a partir do século XIII”.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top