«Um Advento em oração por esta necessidade premente que o Alentejo, e parte da diocese ribatejana, sente» – D. Francisco Senra Coelho
Évora, 27 nov 2022 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora iniciou hoje, primeiro domingo do tempo do Advento, de preparação para o Natal, à proposta de oração pelas vocações ao sacerdócio, à vida consagrada e ao matrimónio cristão, que fez a toda a diocese.
“Como sentimos a necessidade da ajuda de Deus, porque por mais esforço que nós façamos, utilizando todos os meios e métodos pastorais, fazendo programação rigorosa, avaliação, nós percebemos que há um mistério que é o íntimo de cada ser humano, e que essa interioridade tem que ser tocada pela graça de Deus”, explicou D. Francisco Senra Coelho, em declarações à Agência ECCLESIA.
Neste sentido, o arcebispo de Évora pediu a todas as congregações religiosas que escolhessem um dia durante este tempo de Advento para fazer “uma oração mariana”, e propôs o terço, “e uma oração eucarística, a adoração ao Santíssimo durante uma hora”.
O responsável pela Arquidiocese de Évora assinala que o número de comunidades cristãs neste território “são exatamente os dias que vão do primeiro dia do Advento, até ao dia 17 de dezembro”.
O arcebispo, às comunidades religiosas de vida contemplativa – as Monjas Concepcionistas de Campo Maior, as Monjas de Belém, no Couço, as Irmãs Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará, do Mosteiro Scala Coeli (antiga-Cartuxa), e as Irmãs Hesed do antigo Mosteiro Beneditino do Torrão e as do Convento de Elvas – pediu que “vivam todos os dias este compromisso de oração”.
Às congregações religiosas masculinas e femininas de vida ativa foi pedido que ofereçam esta mesma oração pelas vocações num dos dias do Advento, o tempo de preparação para o Natal que a Igreja começou a viver este domingo.
Depois, explica D. Francisco Senra Coelho, de 17 até 24 de novembro, “a oração será feita por todas as comunidades cristãs”, uma novena de Natal “com sabor vocacional”, pedindo ao Senhor que “continue a nascer através do testemunho de cristãos”, e todos vão ter “uma novena para fazer essa oração”.
“Um advento em oração por esta necessidade premente que o Alentejo e parte da diocese ribatejana sente”, salientou o arcebispo de Évora.
Neste contexto, “a primeira comunidade a iniciar esta oração” foi a Casa Episcopal, o responsável católico começou esta proposta, que propôs à diocese, para que consigo “caminhem todos os irmãos e irmãs nesta estrada do Advento”.
D. Francisco Senra Coelho adiantou que na Quaresma, o tempo de preparação para a celebração da Páscoa, que em 2023, decorre entre 22 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, e o dia 6 de abril, “todas as comunidades” vão ser convidadas a fazer o Lausperene.
“As comunidades cristãs, todos os leigos, vamos abrir a porta, como vai acontecer na novena de Natal, mas todo o tempo da Quaresma teremos um lausperene vocacional. Temos a certeza de que só na oração teremos a descoberta da beleza do amor que é Deus, deixarmo-nos por esse amor e ao mesmo tempo amar os outros como esse amor”, concluiu o arcebispo de Évora.
CB/OC