Igreja/Ambiente: Papa pede «consciência responsável» para cumprir Acordo de Paris

Francisco escreve mensagem para participantes na COP23

Cidade do Vaticano, 16 nov 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco apelou hoje a uma “consciência responsável” dos líderes internacionais para cumprir o Acordo de Paris, face aos desafios levantados pelas alterações climáticas.

O desafio foi lançado numa mensagem dirigida à Conferência da ONU sobre as alterações climáticas, a COP23, que decorre em Bona, na Alemanha.

O Papa defende que o “histórico” Acordo de Paris assumido em 2015 – que a atual administração dos EUA quer abandonar – aponta um “claro percurso de transição” para um “baixo ou nulo consumo” de hidrocarbonetos.

Francisco encoraja à solidariedade e sublinha as ligações entre alterações climáticas e pobreza.

A mensagem pede que se deixe de lado a “negação” ou a “resignação” perante as consequências deste fenómeno, num apelo à ação que não se limita à “dimensão económica e tecnológica”.

Para o Papa, é essencial levar em consideração “os impactos éticos e sociais do novo paradigma de desenvolvimento e de progresso a breve, médio e longo prazo”.

Como defendeu na sua encíclica ‘Laudato Si’, Francisco propõe uma “ecologia integral”, que promova uma “visão de pesquisa honesta e de diálogo aberto”, com o contributo de todos.

OC

Partilhar:
Scroll to Top