Igreja/Ambiente: «Grito da terra ferida é cada vez mais alarmante e exige uma ação decidida e inadiável» – Francisco

Papa assinala Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 01 set 2024 (Ecclesia) – O Papa manifestou hoje a sua preocupação com a degradação da natureza, defendendo uma resposta “decidida e inadiável”, por parte das pessoas, comunidades e instituições.

“O grito da terra ferida é cada vez mais alarmante e exige uma ação decisiva e inadiável”, declarou, após a recitação do ângelus, ao assinalar o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação.

A iniciativa ecológica e ecuménica é celebrada, anualmente, a 1 de setembro, por milhões de cristãos.

“Faço votos de que todos, instituições, associações, famílias e cada pessoa, assumam um compromisso concreto em favor da nossa casa comum”, disse Francisco.

O Papa tinha recorrido à rede social X, ao início do dia, para assinalar esta celebração.

“Hoje é celebrado o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. O Espírito Santo chama-nos a converter o nosso estilo de vida, porque todos somos responsáveis pela salvaguarda da nossa casa comum”, escreveu.

Na sua intenção de oração para setembro, divulgada na última sexta-feira, Francisco convida a rezar pelo “grito da Terra” e destaca que “são os pobres” que mais sofrem com as “catástrofes ambientais”.

‘O Vídeo do Papa’, com a intenção de oração para o mês de setembro, enquadra-se no ‘Tempo da Criação’, celebração que começa hoje e mobiliza milhões de cristãos em todo o mundo, até 4 de outubro, dia da festa litúrgica de São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia.

‘Ter esperança e agir com a Criação’ é o tema do ‘Tempo de Criação’ 2024, com propostas de oração e de ações concretas na defesa da natureza.

Em Portuga, a Rede ‘Cuidar da Casa Comum’ vai assinalar o Tempo de Criação com uma celebração ecuménica nacional, o encontro ‘Também Somos Terra!’ e a ‘Feira da Criação’, nos dias 4 e 5 de outubro, em Lisboa.

OC

Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação: Papa alerta para «poder descontrolado» do ser humano

Igreja/Ambiente: «Cuidado com a natureza não é algo para os outros» – Susana Réfega

 

 

Partilhar:
Scroll to Top