Igreja/Ambiente: Conversão ecológica de todas as estruturas da Igreja «nunca está completa» e tem «sempre espaço para crescer» – Susana Réfega

Diretora executiva do Movimento Laudato Si’ a nível internacional está em Roma, onde se reuniu com diferentes organizações e congregações religiosas

Foto: Agência ECCLESIA/PR

Roma, 25 mai 2024 (Ecclesia) – A diretora executiva do Movimento Laudato Si’ a nível internacional defendeu, em entrevista à Agência ECCLESIA, que “a conversão ecológica de todas as estruturas da Igreja é uma caminhada que vai dando passos, mas que nunca está completa”.

“Tem sempre espaço para crescer e, portanto, a conversão ecológica também aqui em Roma continua a acontecer e continua a ter espaço para ser aprofundada nesta relação com o Criador, com Jesus e também com a criação”, afirmou Susana Réfega, em declarações em Roma (Itália), onde se encontra durante a Semana Laudato Si’, que decorre de 19 a 26 de maio.

A responsável afirma que a presença no local se constitui como uma oportunidade para reunir com o Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, com quem o Movimento Laudato Si’ trabalha de forma “muito estreita no âmbito da ecologia integral”.

“E, por isso, esse tempo presencial é sempre um tempo muito importante para discutirmos, para pensarmos juntos”, destacou.

Esta é também uma ocasião para “poder estar com várias organizações, congregações religiosas, outras organizações que fazem parte do movimento Laudato Si’ e que são também movimentos que trabalham com muitas pessoas, em muitas partes do mundo”, nomeadamente os jesuítas e as Irmãs da Caridade, aproveitando o tempo para partilhar o trabalho que têm vindo a desenvolver e pensar já no 10º aniversário da encíclica Laudato Si’, no próximo ano.

A diretora do Movimento Laudato Si’, no cargo desde janeiro de 2024, assinala que a encíclica Laudato Si’, publicada em 2015, foi “importante para a Igreja” para lançar o “trabalho da ecologia integral”.

“Por isso, parte do Vaticano, mas agora que já passaram nove anos parte também de todas as outras partes da Igreja, por isso é um movimento nos 2 sentidos, do Vaticano para as comunidades de base, para as dioceses, para as paróquias, mas cada vez mais também no sentido inverso”, indica.

Segundo Susana Réfega, este é cada vez mais um movimento que “vem da periferia para o centro e que continua a sair do centro para a periferia”.

A Semana Laudato Si’ celebra o aniversário da encíclica ecológica e social e tem este ano o tema “Sementes da Esperança”.

PR/LJ

Partilhar:
Scroll to Top