Décima edição do Encontro de Formação para animadores sócio-pastorais das migrações
A Agência Ecclesia, a Cáritas Portuguesa e a Obra Católica Portuguesa de Migrações estão a organizar a X edição do Encontro de Formação para animadores sócio-pastorais das migrações, e outros agentes pastorais, subordinado ao tema “O papel dos Agentes religiosos em acções de prevenção, acompanhamento e combate ao tráfico de pessoas humanas”.
O Encontro realizar-se-á no fim-de-semana de 15 a 17 de Janeiro, na Casa de Nossa Senhora das Dores em Fátima e tem por objectivo oferecer um espaço de formação e reflexão, com vista a uma melhor qualificação da acção pastoral e do reforço do diálogo e trabalho em rede, que sejam resposta ao mundo da mobilidade humana actual, incidindo este no drama do tráfico que vitimiza tantos milhões de pessoas no mundo.
A iniciativa é organizada em parceria com a Confederação dos Institutos Religiosos Portugueses, a Organização Internacional para as Migrações, a Comissão de Apoio à Vítima de Tráfico de Pessoas e o Fórum das Organizações Católicas para a Imigração.
O dia 17 de Janeiro, 96.º Dia Mundial do Migrante e Refugiado, será essencialmente marcado com a celebração da Eucaristia na Igreja da Santíssima Trindade, pelas 11h00 horas.
Esta iniciativa pretende também ser uma forma de comunhão com toda a Igreja que acolhe a palavra de Bento XVI, o qual na mensagem para esta ocasião centra as suas preocupações e as da Igreja em geral nos migrantes e refugiados menores, os quais são os mais vulneráveis aos esquemas das redes de tráfico.
Todos os sectores da Igreja são convidados a participar no Encontro, de uma forma especial Congregações Religiosas, Cáritas Diocesanas, Paróquias, Catequistas, Movimentos, Secretariados Diocesanos da Pastoral da Mobilidade Humana, Meios de Comunicação Social, Missões de Língua Portuguesa e outros agentes pastorais.
Esta acção de formação especializada no âmbito das migrações visa “qualificar a formação específica dos agentes da Igreja sobre a realidade do tráfico de pessoas humanas para fins laborais e sexuais” e reforçar a rede Comissão de Apoio à Vítima de Tráfico de Pessoas, da responsabilidade dos Institutos religiosos femininos, com novas parcerias em âmbito religioso.
Programa
Dia 15
O enquadramento do fenómeno do Tráfico de Pessoas
16.30 – Acolhimento
17.00 – Boas-vindas e Sessão de Abertura do Encontro – Comissão da Pastoral Social: D. Januário Torgal Ferreira; Agência Ecclesia: Dr. Paulo Rocha; OCPM: Fr. Francisco Sales Diniz, ofm.
17.15 – Apresentação dos conteúdos, objectivos, intervenientes e participantes – União dos Superiores Gerais (USG): Pe. Rui Pedro
17.30 – Sessão: As causas, características, consequências e dimensões do Tráfico de Seres Humanos – Organização Internacional das Migrações (OIM): Dr. Stefano Volpicelli
18.15 – Pausa
18.30 – Sessão: O perfil e categorias das pessoas vítimas de Tráfico – Comissão de Apoio às Vítimas de Tráfico de Pessoas (CAVITP): Ir. Maria Júlia Bacelar
20.00 – Jantar
21.15 – Breve filme (Miente) e trabalho de grupos: perguntas, comentários, reacções aos temas apresentados
22.15 – Oração da noite – Caritas Portuguesa
Dia 16
Libertar das “novas” formas de escravidão: um novo carisma na Igreja?
08.00 – Oração da manhã – USG
08.30 – Pequeno-almoço
09.00 – Sessão: O tráfico de pessoas na Sagrada Escritura e no Magistério da Igreja – USG: Pe. Rui Pedro
09.45 – Trabalho de grupos sobre os fundamentos espirituais e pastorais
10.45 – Pausa
11.15 – Sessão: Papel das estruturas religiosas (paróquias e congregações) no combate ao tráfico face ao Plano Nacional de Combate ao Trafico – CAVITP: Padre Manuel Barbosa, Presidente da CIRP
12.15 – Celebração da Palavra (contextualizada no tema) – Caritas Portuguesa
13.00 – Almoço
15.00 – Sessão: Acção de sensibilização junto das paróquias e prevenção do flagelo – OIM: Dr. Stefano Volpicelli
15.45 – Pausa
16.15 – Sessão: Acção concertada de lobbying na defesa dos direitos das vítimas – OIM: Dr. Stefano Volpicelli
17.00 – Pausa
17.30 – Trabalho de grupos: o tráfico em Portugal e a resposta da CAVITP – Ir. Maria Júlia Bacelar (Adoradora), Ir. Maria Helena Moderno (Bom Pastor), Ir. Cristina Duarte (Franciscana Concepcionista ao Serviço dos Pobres)
18.30 – Sessão com testemunhos de vida: Acção de promoção humana e acompanhamento espiritual – Ir. Maria de Fátima Magalhães (Teresiana), Gina (Leiga Adoradora)
19.15 – Pausa
20.00 – Jantar e noite livre
Dia 17 – Dia Mundial do Migrante e Refugiado
Uma missão de agentes em rede: religiosas e religiosos, sacerdotes e leigos juntos contra o Tráfico
08.00 – Oração da manhã – OCPM
08.15 – Pequeno-almoço
09.00 – Sessão de trabalho de grupos: O papel dos agentes religiosos e desafios à Igreja – OIM e USG
Grupo A – Qual o papel específico dos sacerdotes – OCPM
Grupo B – Qual o papel específico das religiosas – Caritas Portuguesa
Grupo C – Qual o papel específico dos leigos – CAVITP
10.15 – Sessão: A experiência da rede da CAVIPT em Portugal (constituição, objectivos, acções, composição, rede europeia e mundial) – CAVIPT: Ir. Júlia Barroso (Teresiana)
11.00 – Celebração Eucarística do Dia Mundial do Migrante e Refugiado na Igreja da Santíssima Trindade – Presidida por D. António Vitalino Dantas, Presidente da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana (CEMH) e animada pelo Coro dos Pequenos Cantores da Pontinha
12.30 – Almoço
14.00 – Plenário: Alargamento da rede a novos parceiros (religiosos, sacerdotes e leigos) – Agência Ecclesia
14.30 Sessão final: Bases para Plano de Acção das Dioceses e Estruturas Religiosas – OCPM e Caritas Portuguesa
15.00 Conclusões e Encerramento – Presidente da CEMH: D. António Vitalino Dantas e Dr. Paulo Rocha (AE)