Igreja: Acólitos portugueses vão encontrar-se com o Papa Francisco

Comitiva lusa participa de hoje a 7 de agosto numa peregrinação internacional em Roma

Lisboa, 03 ago 2015 (Ecclesia) – Mais de duas centenas de acólitos portugueses, liderados por D. José Cordeiro, presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade, vão participar numa peregrinação internacional do setor que começa hoje em Roma e termina a 7 de agosto.

Segundo um comunicado do Serviço Nacional de Acólitos, enviado à Agência ECCLESIA, o encontro geral deste ano vai ter lugar na igreja de Santo António dos Portugueses e deverá incluir uma audiência com o Papa, no dia 4 de agosto.

A direção do SNA, que também seguiu viagem para a capital italiana, faz votos de que este evento “seja proveitoso para os acólitos de Portugal, como momento de festa e de comunhão com outros acólitos de diferentes partes do mundo em torno de Francisco”.

Sob o lema “Eis-me aqui, envia-me”, a iniciativa de confraternização e oração vai contar com mais de 10 mil acólitos de toda a Europa, com destaque também para a participação de um grupo de brasileiros que “irá acompanhar as atividades com a comitiva portuguesa”.

Além da oportunidade de estarem com o Papa, os acólitos têm à sua espera um vasto conjunto de atividades, como uma “festa na Aula Paulo VI” e uma visita “às Catacumbas de S. Calisto”.

Este último evento carece de “inscrição prévia” junto do respetivo Serviço Nacional de Acólitos.

Na agenda do grupo português está também uma missa na igreja de Santo António dos Portugueses, às 11h30 locais, que será presidida por D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda.

Refira-se que, relativamente ao último encontro internacional de acólitos em 2010, o número de participantes lusos cresceu significativamente, passando de 100 para cerca de 230 inscritos.

Outro dado a salientar é o facto do logótipo da peregrinação internacional de acólitos (PIAR) 2015 ter sido “criado por um acólito português”, chamado Bruno Tomás, proveniente da paróquia de Valbom, na Diocese do Porto.

Da lista deste ano fazem ainda parte 58 acólitos radicados na Arábia Saudita mas provenientes de vários países: Filipinas, India, Líbano, Argentina, Malásia e França.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR