Igreja: Ação Católica Rural alerta para necessidade de ordenação e gestão florestal

Organismo reuniu representantes de 12 dioceses portuguesas

Albergaria-a-Velha, 03 jul 2017 (Ecclesia) – O Conselho Nacional da Ação Católica Rural (ACR) alertou para a necessidade de apostar na “ordenação e gestão florestal”, prevenindo assim futuras tragédias ligadas a incêndios.

Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o organismo mostra-se solidário com “as vítimas dos incêndios que ciclicamente assolam o país”.

“Neste sentido, assume a responsabilidade de fazer uma campanha para o Movimento, com vista a sensibilizar para a ordenação e gestão florestal, em especial, ao redor das povoações”, assinala a nota.

O tema esteve em debate, entre sábado e domingo, no Conselho Nacional da ACR, com os representantes de 12 dioceses (Aveiro, Braga, Coimbra, Funchal, Guarda, Leiria-Fátima, Lisboa, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu), em Albergaria-a-Velha, onde foi definido o plano de ação para 2017/2018.

O próximo ano vai ter como pontos centrais as temáticas da dignidade humana e da ecologia integral, traduzidas no lema ‘Abraçar a Vida, Cuidar da Criação’.

A ACR reassumiu a revista ‘Mundo Rural’ como “um órgão integrante e fundamental, para a formação e informação dos militantes e simpatizantes do movimento”.

O Conselho Nacional refletiu sobre o futuro da ACR, tendo reafirmado a “necessidade da sua existência no meio rural”, com prioridade para as “relações pessoais gratuitas e de proximidade”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top