Igreja: Ação Católica celebra 80 anos em Portugal e prepara futuro

Fórum dos movimentos vai reunir-se em Coimbra

Lisboa, 23 nov 2013 (Ecclesia) – O Fórum dos Movimentos da Ação Católica vai hoje reunir sete associações para “marcar” os 80 anos da Ação Católica Portuguesa e preparar o “caminho em cada diocese. 

“Este encontro visa congregar responsáveis nacionais e diocesanos, de modo a que se possa fazer caminho, não só nacional, mas também ao nível da Ação Católica em cada diocese”, revela a Ação Católica Rural num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

No Fórum dos Movimentos da Ação Católica, a decorrer no Instituto Universitário Justiça e Paz em Coimbra, vai também assinalar os 50 anos do início do Concílio Vaticano II e “marcar os 80 anos da Ação Católica Portuguesa”, já que a 16 de novembro de 1933 foram aprovadas as suas Bases Orgânicas.

Do programa do encontro constam duas ações de formação: a etapa VER, a primeira do Método de Revisão de Vida, próprio da Ação Católica, que refere como o Movimento acolheu o Concílio Vaticano II e a etapa JULGAR com a conferência ‘A dimensão do laicado no Vaticano II: do ideal à prática’, apresentada pelo professor universitário Juan Ambrosio.

Durante a tarde realizam-se trabalhos de grupo entre os movimentos de cada diocese, “para que se possa programar alguma atividade ou ação em conjunto” e terminam com a Eucaristia e envio dos Movimentos.

No Instituto Universitário Justiça e Paz, em Coimbra, vão estar presentes os representantes de sete movimentos, nomeadamente: Ação Católica Independente; Ação Católica Rural; Juventude Agrária Rural Católica; Juventude Operária Católica; Liga Operária Católica/ Movimento de Trabalhadores Cristãos; Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças e Movimento Católico de Estudantes.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top