Proteção de Menores: Comissão Independente promove colóquio «conhecer o passado, cuidar do futuro»

Encontro conta com participantes e especialistas de vários países, como o padre jesuíta Hans Zollner

Lisboa, 09 mai 2022 (Ecclesia) – A Comissão Independente para o Estudo de Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica em Portugal promove o colóquio sobre «Abuso sexual de crianças: Conhecer o passado, cuidar do futuro», esta terça-feira, 10 de maio, na Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), em Lisboa.

A sessão de abertura conta com a presença de Pedro Strecht, médico pedopsiquiatra e coordenador da comissão; Isabel Mota, presidente da FCG e da socióloga Ana Nunes de Almeida, às 09h30, informa o programa enviado à Agência ECCLESIA.

«Trauma e impacto no desenvolvimento psicossocial»; «Abuso de menores: Conhecer para prevenir e intervir»; «Os Direitos da Criança: A Criança e o Direito» e «O trabalho da comissão independente» são os temas a refletir neste encontro, que termina após a sessão de encerramento, marcada para as 17h30.

O colóquio conta com preleções da psicóloga Isabel Soares; padre Anselmo Borges; jornalista João Francisco Gomes; Álvaro Laborinho Lúcio e também do presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.

A última intervenção está a cargo do padre jesuíta Hans Zollner (16h30 às 17h30), membro da Comissão Pontifícia para a Tutela de Menores (CPTM) e que esteve em Portugal a orientar formação para dioceses, em 2021.

Foto: Lusa

O encontro ‘Abuso Sexual de Crianças: Conhecer o Passado, Cuidar do Futuro’, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian), é de participação gratuita, sendo necessário confirmar a presença através do email geral@darvozaosilencio.org.

Comissão Independente para o Estudo de Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica em Portugal apresentou um balanço dos primeiros três meses de atividade, nos quais registou 290 testemunhos, no dia 12 de abril, em Lisboa.

LFS

Proteção de Menores: «Enquanto não fizermos justiça às vítimas do passado, o nosso trabalho de prevenção não será totalmente credível» – Padre Hans Zollner

Partilhar:
Scroll to Top