Fátima, 13 abr 2024 (Ecclesia) – O II Fórum Família realiza-se hoje, entre as 10h30 e 17h00, na Casa de Retiros do Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF), em Fátima.
A iniciativa tem como mote «Ser Pessoa – Ser Humano» e pretende dar resposta a “duas grandes questões” que se colocam na construção da identidade da pessoa: “Quem quero ser? Quem sou chamado a ser?”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Numa altura em que se debate os conceitos como “identidade de género/ideologia de género”, o II Fórum Família quer olhar “a construção da identidade da pessoa e o seu compromisso na Igreja e na sociedade”.
A parte da manhã conta com a conferência “Condição humana – ser pessoa, ser humano”, a cargo de Juan Ambrosio, teólogo e professor na Universidade Católica Portuguesa, e com a conferência “Construção da identidade”, a cargo de Ana Sofia Medina, psicóloga clínica e professora na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.
Na parte da tarde, o padre Nuno Folgado, Diocese de Portalegre-Castelo Branco, vai falar sobre o “Compromisso eclesial/Compromisso de cidadania” que cada pessoa é chamada a ter em Igreja e em sociedade.
O final do dia ficará marcado por uma mesa-redonda com o testemunho de vários jovens sobre o compromisso de cada um nestes mesmos espaços: Angélica Galvão (Cooperadora da Família), Ana Sofia Marques (estudante), e o casal Tiago Correia e Ana Gaspar.
O II Fórum Família é uma organização do Jornal da Família, em parceria com o ISCF, que teve a sua primeira edição em outubro de 2023 sobre o tema “Família, Fonte de Humanidade”.
Estas iniciativas estão inseridas na caminhada trienal rumo à celebração do centenário da ordenação sacerdotal do padre Alves Brás (Fundador da Família Blasiana), a celebrar a 19 de julho de 2025.
LFS