«Que ninguém se sinta obrigado a ser batizado, mesmo depois deste caminho» – D. Manuel Quintas
Faro, 11 mar 2025 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve informa que 99 adultos pediram para fazer a sua iniciação cristã, destes 33 já completaram a formação e devem receber os três sacramentos – Batismo, Confirmação (Crisma) e Eucaristia – na próxima Páscoa.
“Quando entendemos o dom que recebemos e o benefício e até a exigência (no bom sentido) que nos traz vivemo-lo e saboreamo-lo de outra maneira”, disse o bispo do Algarve, este domingo, na Sé de Faro, informou hoje o jornal diocesano.
D. Manuel Quintas salientou que a formação não termina com os sacramentos de iniciação cristã, vão continuar “a caminhar ao longo da vida”, e incentivou à “liberdade plena”, acrescenta o jornal ‘Folha do Domingo’.
“Que ninguém se sinta obrigado a ser batizado, mesmo depois deste caminho”, disse o responsável diocesano, neste I domingo da Quaresma, aos adultos que iniciaram o catecumenado há pelo menos um ano, e manifestaram a vontade de passar à fase seguinte da preparação, iniciaram a fase da purificação e iluminação, passando a ser eleitos/escolhidos.
Os 99 adultos que pediram à Diocese do Algarve para fazer a iniciação cristã tiveram encontros e celebrações, este sábado e domingo, dias 8 e 9 de março, no seminário e na Sé de Faro.
No sábado, 60 adultos manifestaram a intenção de iniciar esse tempo de preparação – o catecumenado – e foram recebidos à entrada da catedral, onde após os ritos iniciais – diálogo de indicação do nome, disposição pessoal e signação (sinal da cruz) –, o bispo do Algarve convidou a entrar na Sé, seguindo-se a celebração da palavra, onde receberam o Evangelho de São Lucas, que está a ser proclamado durante este ano.
“Há muitos adultos no Algarve que, estando batizados mas ainda não crismados, também fazem este caminho para aprofundamento da fé; ajuda a entender o que significa ser batizado, ser crismado e o que significa comungar”, referiu.
O bispo do Algarve disse-lhes que são “motivo de alegria para todos”, para ele próprio e “para toda a diocese”, assinalando que para além daqueles que os acompanham, os seus catequistas, “a comunidade, a paróquia, também acompanha”.
D. Manuel Quintas explicou que o caminho que vão percorrer está centrado na pessoa de Jesus, e exortou-os a “acolher o dom da fé”, que Deus dá a partir do Batismo, “mas é uma «sementinha» que tem de ser alimentada, cuidada e protegida para poder crescer”, informa o jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.
CB/OC