iBreviary em português com Liturgia das Horas

Aplicação criada em 2008 conta agora com uma versão em português

Lisboa, 15 abr 2014 (Ecclesia) – A aplicação iBreviary, criada em 2008 na Itália, conta agora com uma versão portuguesa constituída por textos aprovados pela Conferência Episcopal Portuguesa e cedidos pelo Secretariado Nacional da Liturgia.

O iBreviary é uma “aplicação católica que permite ter no telemóvel e no tablet a Liturgia das Horas, todos os textos da liturgia diária, os rituais de todos os sacramentos e todas as principais orações católicas”, explica uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Esta aplicação permite rezar em 9 línguas: árabe, espanhol, francês, inglês, italiano, latim, português, ro meno e turco e pode ser instalada nos mais variados dispositivos e sistemas operativos sendo que para já a versão portuguesa já apenas disponível para aparelhos Apple.

“A aplicação nasceu como uma resposta espontânea a uma exigência fundamental, ou seja, “como utilizar os telemóveis num âmbito fundamental humano: a oração”, explica a nota de imprensa.

“Assim como o breviário impresso é um instrumento portátil, que pode acompanhar a jornada dos sacerdotes e leigos, do mesmo modo, com a modernidade, abrimo-nos ao suporte para telemóveis: mudam as modalidades de uso, mas não a lógica subjacente, que é a de pode aceder à oração de modo prático a qualquer momento do dia”, sintetiza o autor da aplicação, o sacerdote italiano Paolo Padrini

Na versão portuguesa do iBreviary estão a trabalhar seis sacerdotes portugueses, o padre Paulo Terroso e o padre Tiago Freitas da Arquidiocese de Braga; o padre Cristopher Sousa e o padre Pablo Lima, da Diocese de Viana do Castelo; o padre Nuno Lima da Sociedade Missionária da Boa Nova e o padre Bruno Dinis Silva dos Missionários Passionistas.

“Para responder a qualquer dúvida ou questão, ou simplesmente estar a par das novidades e atualizações”, os responsáveis da versão portuguesa criaram uma conta na rede social twitter.

Nascida em dezembro de 2008 pelo padre Paolo Padrini, coordenador também do projeto ‘Pope2You.net’ esta aplicação conta desde então “com um milhão e meio de instalações, só no iphone e ipad, e ao ritmo de cerca de quinhentas transferências por dia” sendo por isso “uma das aplicações católicas mais populares”, refere a nota enviada à Agência ECCLESIA.

Todos os conteúdos da aplicação iBreviary estão também disponíveis no portal da iniciativa.

MD 

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR