I Encontro diocesano da Juventude celebrado no Funchal

Bispo convida jovens para a felicidade

Mais de 300 jovens, vindos de quase todas as comunidades paroquiais da Madeira participaram no I Encontro Diocesano da Juventude.

O evento decorreu durante todo o dia de ontem na Escola Salesiana do Funchal, com vários “workshops” (pintura, teatro, dança, grafit, fotografia, música, contadores de histórias…) e foi muito apreciado.

À reportagem do “Jornal da Madeir”a alguns manifestaram a sua satisfação e interesse: “gostei muito e acho que devia continuar; foi excelente o convívio e os responsáveis estão de parabéns; espero voltar”.

“Pelo que se viu aqui, hoje, sente-se que os jovens não estão afastados da proposta da Igreja que, neste caso, passa por um objectivo de partilha e de apreciação mútua de capacidades desenvolvidas a partir de um ideal. A organização está satisfeitíssima”, disse ao JM Sérgio Nascimento, o responsável pelo Secretariado diocesano da Pastoral Juvenil.

O I Encontro diocesano da Juventude terminou com a celebração eucarística presidida pelo Bispo do Funchal que, na sua homilia, apelou a cada um que fizesse uma síntese, escolhesse uma “ideia-chave” do que tinha vivido e a comunicasse aos outros com todos os meios ao seu alcance. O exemplo foi dado pelo próprio Jesus que, “ao chamar os seus apóstolos também lhes indicou um ideal, uma missão e um caminho de felicidade”, referiu.

Na interpretação do tema do Encontro – “Vem e segue-Me”, expresso graficamente em forma de uma escada, D. António Carrilho lembrou que na vida “há uma escada a subir, um caminho a percorrer, degraus por vezes íngremes, há muita volta a dar para nos colocarmos no caminho de Jesus”; mas “é importante para um jovem ter um ideal, apontar um caminho que dê sentido à sua vida, que lhe abra perspectivas e horizontes porque, muitas vezes, encontramos jovens desorientados mesmo no meio de muita luz, como se estivessem às escuras, porque lhes falta a luz por dentro que ajuda a descobrir quais os passos que têm de ser dados para viver na alegria, na paz interior, para se sentir feliz e ajudar outros a serem felizes”, sublinhou.

“Este ‘vem e segue-Me’ é um convite a cada um para dar testemunho, ir em missão daqui para a frente, descobrir Cristo no meio dos problemas como aquele que salva”, acrescentou.

O próximo acontecimento da pastoral juvenil na nossa diocese será o festival da canção jovem no mês de Julho, em Santa Cruz.

Partilhar:
Scroll to Top